Artigo – A ELITIZAÇÃO DA PAISAGEM PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE, de Antonio Guedes

Sobre a Marina da Glória, equipamento urbano público da Cidade do Rio de Janeiro localizado no Parque do Flamengo, publicamos em 14/08/2014, também de Antonio Carlos Cardoso Guedes* o artigo MARINA DA GLÓRIA, SANEAMENTO E OLIMPÍADAS – CARTA AO PREFEITO E OUTRAS AUTORIDADES.




Além das inúmeras outras postagens sobre o tema na ocasião em que se pretendia construir um complexo comercial de grande porte na área – uma das “pontas” do triângulo da EBX – em 01/10 divulgamos MARINA DA GLÓRIA, O RETORNO – CARTA DA ASSUMA PARA O IPHAN AGOSTO/2014e, mais recentemente, MARINA VOLTOU. A DA ENSEADA. DA GLÓRIA. NO RIO. DE JANEIRO, em 04/12/2014.


Em novo artigo o autor mais uma vez traz ponderações e preocupações em função de novo projeto para a Enseada da Glória, no Parque do Flamengo, aprovado pelo IPHAN conforme noticiado pela grande imprensa. Boa leitura.


Urbe CaRioca



A Elitização da Paisagem Patrimônio da Humanidade
Antonio Guedes
Pensar que por ser a Cidade do Rio de Janeiro candidata a Paisagem Patrimônio da Humanidade teremos de fato o Respeito Mundial pode ser simples ilusão.

Num Mundo que repensa seus princípios de produção, dentro de um panorama de distúrbios ambientais de proporção planetária, o Parque do Flamengo, sítio integrante da candidatura, ao meu ver, é aviltado, por iniciativa da própria prefeitura da Cidade, diminuído o seu alto Caráter Social em prol do vil metal.

Não idealizado como Palco de Grandes Shows e Eventos, está sendo agora assim transformado.

Mas não é ele que é o Show?!!! Seu projeto foi tão bem elaborado que já contempla local adequado para tal, casa de espetáculos hoje  administrada pela Vivo Rio.

É apresentado agora um novo projeto para a Marina da Glória, sem a participação comunitária, sem Audiências Públicas, apenas “formulado” pela Prefeitura, pelo IPHAN, pelo IAB e, estranhamente, pela própria administradora da área pública Público, que tem sua presença ai questionada na Justiça, entre tantas outras Ações.

Esta parte integrante do Parque sendo levada à sua exploração comercial máxima, justo o que sua idealizadora, Lota de Macedo Soares, não queria e o que levou-a à iniciativa de seu Tombamento.

Além da nova proposta de utilização do Parque, o que é previsto para a Marina fará aumentarem não só os valores para náutica ali cobrados, mas o de outras marinas e clubes, quiçá apenas do Rio de Janeiro; será uma marina para Cidadão Comum ficar à ver, o que desrespeita os objetivos fundamentais do Projeto Social Parque do Flamengo.
 
A proposta aprovada pelo IPHAN, na minha opinião, é senão o Destombamento do Parque do Flamengo, justamente quando se comemorarão, agora em 2015, seus 50 anos de existência! É “Homenagem” que desmerece, sendo o parque parte integrante da candidatura da Cidade do Rio de Janeiro a Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural Urbana pelo Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO.

Ora, se o próprio Presidente do IRPH – Instituto Rio Patrimônio da Humanidade – RJ capitaneia a desvirtuação de um Projeto Arquitetônico da importância do Parque do Flamengo, o que mais poderá ser feito no Rio de Janeiro em Futuro Próximo?

Elitizar a Paisagem da Cidade do Rio de Janeiro é dividi-la ainda mais!

É, de fato, a fonte do desequilíbrio que vivemos na Cidade e nos empurra aos seus verdadeiros combates belicosos diuturnos.

__________________

*Antonio Guedes é Engenheiro de Operação


Respeito, segundo o proponente – O que pensa o Leitor?

Fotos: Dossiê IPHAN – imagens fornecidas por Antonio Guedes, obtidas quando foram concedidas vistas ao processo, conforme solicitado pelo autor do artigo.

_______________________
NOTA DO BLOG: Ontem velejadoras britânicas foram assaltadas no Parque do Flamengo, local onde os assaltos são constantes. Quando o alvo são atletas estrangeiras e o caso repercute na mídia a pergunta é imediata. De que precisa o Parque do Flamengo?  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *