HOTÉIS “PRA OLIMPÍADA” – SEM SURPRESAS

“Quanto ao futuro das construções gravadas com o uso eterno de hotel, só o futuro dirá.
Dizem que eterno só Deus. No Rio de Janeiro, Deus tem concorrentes: os hotéis erguidos com as benesses olímpicas” – Trecho de DEMOLIÇÕES 4 – CASA DE PEDRA, PACOTE OLÍMPICO 1, HOTÉIS E BENESSES


Foto de leitor publicada na coluna Gente Boa do jornal O Globo em 20,/11/2015

A fotografia acima, enviada por um leitor ao jornal O Globo e publicada na coluna Gente Boa em 20/11/2015, circulou nas redes sociais e causou muita indignação. A nota respectiva dizia então que “Moradores de Copacabana entraram com uma representação no Ministério Público pedindo para que seja investigada a construção de um hotel de mais de 20 andares num terreno em “L”, com entradas pela Rua Bolívar e Nossa Senhora de Copacabana (…) vizinhos suspeitam que a construção ultrapassa o gabarito daquela área, que é de 12 andares para edifícios residenciais”.
Em seguida, no dia 26, o mesmo jornal publicou reportagem sobre a construção com o título “Construção de hotel de 20 andares provoca polêmica em Copacabana”.

Para este blog não houve surpresa.

Antes mesmo da criação do Urbe CaRioca, em 18/10/2010 o artigo de nossa autoria BENEFÍCIOS DUVIDOSOS publicado no editorial do jornal O Globo em contraponto à opinião daquele periódico, criticava as benesses para o mercado imobiliário e para a construção de hotéis que estavam a caminho.
Desde setembro/2012 publicamos pelo menos vinte posts sobre o tema: consideramos que a lei complementar criada pelo Prefeito e seus vereadores para beneficiar hotéis seria perniciosa para a cidade. De nada adiantou. Não houve uma manifestação sequer por parte de urbanistas, instituições, órgãos de classe e Academia, salvo, é claro, os artigos da jurista Sonia Rabello, incansável defensora da cidade e do bom urbanismo, sempre sob a letra das leis.

Agora é tarde, Inez é Morta! Sobre os hotéis “pra Olimpíada“, sem surpresas: apenas o esperado desagrado.

As postagens a respeito listadas a seguir estão disponíveis no blog com os marcadores ‘hotéis’, ‘lei complementar’, ‘gabaritos’, ‘índices construtivos’, ‘índices urbanísticos’ e ‘mercado imobiliário’, entre outros.
Urbe CaRioca


Postagens sobre Lei urbanística especial para Hotéis x Eventos na Cidade do Rio de Janeiro

27/08/2013 – ZONA PORTUÁRIA SEM HABITAÇÃO + HOTÉIS = PACOTE OLÍMPICO 1 (inclui o artigo Benefícios Duvidosos, de Andréa Redondo, publicado no jornal O Globo em out.2010)

27/12/2013 – Artigo: RISCO AMBIENTAL EM COPACABANA, de Carmen Sá Barreto

06/03/2014 – MAIS SOBRE HOTÉIS E QUARTOS A MAIS

07/05/2014 – EXTRA! HOTÉIS: OUTRO PACOTE, NOVAS BENESSES

15/05/2014 – OLIMPÍADAS COMO PRETEXTO: VEREADORES DO RIO PROPÕEM LEI DE EXCEÇÃO PARA HOTÉIS, de Sonia Rabello

27/05/2014 – HOTÉIS E BENESSES: CRESCE A POLÊMICA

25/07/2014 – NOTÍCIAS URBANO-CARIOCAS – VARANDAS, RUA DA CARIOCA, ZONA PORTUÁRIA, GOLFE, HOTÉIS E IAB, e MARINA DA GLÓRIA

04/05/2015 – HOTEL NACIONAL – A REFORMA É BENVINDA. A BENESSE, NÃO.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *