QUE 2016 TRAGA BOAS NOTÍCIAS PARA A URBE CARIOCA!


Internet

Este post que encerra 2015 é de agradecimento aos leitores, colaboradores e incentivadores do blog, companheiros dessas páginas virtuais que, durante mais um ano, procuraram retratar aspectos batizados de “urbano-cariocas”, mostrar que o dia-a-dia e o crescimento da Mui Leal e Heroica Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro refletem Quatrocentos e Cinquenta Anos de História e, mais recentemente, as leis urbanísticas vigentes – seja sua aplicação, a desobediência a elas, ou simplesmente, ignorá-las. Por óbvio, somam-se esses aspectos, à fiscalização ausente ou precária, à gestão administrativa e às prioridades escolhidas pelas autoridades responsáveis.

O resultado é a Urbe CaRiocaque nos envolve, terra de maravilhas naturais e de muitas mazelas, “purgatório da beleza e do caos”, diz a canção, perfeita para estes dias de 40 graus, sensação térmica de 55̊C!

……

Em 2015 o blog foi movimentado!


Rua da Constituição, Centro, 25/09/2015
Pé-de-Moleque sobre Pé-de-Moleque

Foto: Marconi Andrade
AGOSTO, OUTUBRO e NOVEMBRO foram os meses com maior número de acessos, em especial devido ao caso espantoso do calçamento “pé-de-moleque” com mais de 200 anos de História encontrado na Rua da Constituição e destruído em seguida, bem como os achados arqueológicos da Praça XV de Novembro, igualmente descartados. Entre as postagens de grande repercussão destacaram-se em ainda em agosto O PASSADO RESSURGE NO CAMINHO DO VLT, de Marcus Alves, e, em seguida PÉS-DE-MOLEQUE AGORA NA PRAÇA XV, PÉ-DE-MOLEQUE DA RUA DA CONSTITUIÇÃO: DESCOBERTA, DIVULGAÇÃO, MOBILIZAÇÃO, TELEVISÃO, MAS, EM VEZ DA POSSÍVEL PRESERVAÇÃO, DESTRUIÇÃO E INDIGNAÇÃO!, e DESTRUIÇÃO DO PÉ-DE-MOLEQUE COM MAIS DE 200 ANOS NA GRANDE IMPRENSA; em novembro, METRÔ, LINHA 2 – UMA VISITA À ESTAÇÃO CARIOCA, ADEUS, CINEMA LEBLON!, e AS ÁRVORES E O BURGOMESTRE LENHADOR, a fábula urbano-carioca que alude ao presidente do C40 e o desprezo pelo Meio Ambiente.


A destruição, com retro-escavadeira, em fim-de-semana chuvoso.
Foto: Marcus Alves, 26/10/2015


Em tempos de ‘tudo é para olimpíada‘, devemos ficar atentos: Ilha do Governador e Guaratiba são os próximos alvos de Leis Complementarescom viés arrecadador (bom trocadilho!) e o onipresente aumento dos gabaritos de construção.



Internet


Ao longo dos últimos doze meses o caso do inaceitável Campo de Golfe manteve-se presente, o campo foi inaugurado, mas a polêmica prossegue, como apontou a reportagem do último dia 18 ‘Campo de golfe nem foi usado e já gera atrito: confederação rebate prefeito’. Para lembrar o assunto, todos os artigos de 2012 e 2014 foram reunidos em GOLFE – MUITAS FACES, UMA SÓ MOEDA, e a CrôniCarioca – também paródia – EXTRA! EXTRA! PÃO DE AÇÚCAR SERÁ DEMOLIDO!, demonstrou que justificar a obra do campo de golfe ligando-a ao futuro parque Nelson Mandela é falacioso; O CAMPO DE GOLFE DITO OLÍMPICO E A CORUJA-BURAQUEIRA reuniu as postagens de 2015.

Com os votos de que as esperanças e os sonhos lembrados durante as Festas se concretizem em 2016 – todavia com menos concreto e mais verde de verdade! -, e que se construa uma cidade verdadeiramente boa e justa para todos. Nosso Rio de Janeiro nos dará mais orgulho quando os bens que tornam a cidade um atrativo sejam distribuídos uniformemente e acessíveis a todos: moradias dignas, escolas boas, bons hospitais, saneamento básico, áreas públicas bem cuidadas, enfim, bairros seguros, iluminados e limpos… Lugares comuns, mas, o mínimo desejável! Nem deveria ser necessário relembrar!


UOL

Por fim, ou, quem sabe, recomeço, lembramos ainda que no próximo ano teremos eleições municipais.


Esperamos que a renovação possa levar à Câmara de Vereadores e ao Poder Executivo políticos comprometidos com projetos efetivamente voltados para o interesse público, para o bem-estar da população, para melhorias do espaço urbano e a proteção do meio ambiente. Que esses candidatos existam!

Que São Sebastião ajude a afastar candidatos com passado maculado por escândalos financeiros, histórico de violência e defesa de causas próprias!


E que a Urbe CaRiocareceba o abraço permanente do seu Cristo Redentor!

Feliz Ano Novo!

Andréa Redondo/Blog Urbe CaRioca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *