ELEIÇÕES MUNICIPAIS: SEM PEDIDOS AOS CANDIDATOS


Há quatro anos publicamos duas postagens relativas às eleições municipais – então em curso a campanha eleitoral, bem como reproduziu dois artigos pertinentes ao assunto, de arquitetos renomados: CRESCER PARA DENTRO, por Sérgio F. Magalhães e RIO EM ÉPOCA DE ELEIÇÕES, por Luiz Fernando Janot.

Muitos temas então abordados continuam atuais. Para conferir, acima está o link para os artigos citados e, abaixo, trechos das duas postagens do Urbe CaRioca.

Infelizmente a expansão urbana já não havia sido controlada, mas, ao contrário, fora incentivada na gestão do então Prefeito (que seria reeleito) através de lei urbanística específica para a região de Vargem Grande, Vargem Pequena, Camorim, e parte da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes – o conhecido PEU Vargens, que, entre outras benesses, instituiu índices construtivos maiores para aquela área da Zona Oeste do Rio, e permitiu a construção da “ilha” que nem é ilha nem é pura!

A expansão da Linha 1 do Metrô – rebatizada de Linha 4 – foi realizada em nome dos Jogos Olímpicos, em detrimento de outros trechos muito mais importantes para a cidade e moradores da Zona Norte e da Região Metropolitana: a Linha 4 original (para a Barra via Botafogo-Humaitá-Jardim Botânico, e a conclusão da Linha 2).

Curiosamente os cinco candidatos de então continuam a ocupar postos importantes e/ou disputam as eleições novamente.

Neste ano de 2016 não vamos sugerir nada aos postulantes à Prefeitura do Rio nem aos futuros vereadores. Os que se interessarem poderão consultar os posts e artigos citados, pois há muito a fazer, sem ser “Pra Olimpíada”.

Por exemplo, proteger Guaratiba contra mais uma expansão urbana perniciosa.


Aos cariocas, boa eleição.

 

Urbe CaRioca

 




Trecho:

O Blog divulga alguns pontos abordados pelos candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro em entrevistas concedidas ao jornal O Globo de 10/9 a 14/9/2012. Embora absolutamente tudo diga respeito à cidade e ao cidadão, os itens reproduzidos referem-se a aspectos urbanísticos específicos que já foram tratados neste espaço, tais como transporte público e o uso do solo.

 

AO FUTURO PREFEITO DA CIDADE DE SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO (28/09/2012)

Trecho:

E que deixe Guaratiba continuar verde.

Ao futuro prefeito, que cobre do governo estadual ações em prol do Rio, que bata pé quanto ao Metrô em rede e determine aonde os trilhos devem chegar primeiro. Afinal, quem mandará na cidade, depois do povo, é claro?

O Blog vota pela Linha 4 verdadeira (Centro/Barra via Botafogo/Humaitá/Jardim Botânico), e pela conclusão da Linha 2 também de verdade, não o arremedo que fizeram juntando tudo na Central.

Que o prolongamento da Linha 1 fique para depois que os mais necessitados estiverem atendidos. Assim a Praça poderá ficar em paz por mais alguns anos, poderão ser estudadas alternativas para salvar as árvores e escolher o melhor caminho para o Metrô.


Foto: Urbe CaRioca


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *