Cinema Leblon – Menos Luz no Leblon

Cinema Leblon: demolição a caminho. Foto: Urbe CaRioca, outubro 2016
O desenho abaixo foi divulgado ontem no grupo AMIGOS DO LEBLON, da rede social Facebook.
 
É um corte que mostra o a altura  e dá uma noção da volumetria projetada do edifício que substituirá o tradicional Cinema Leblon, hoje fechado, que fica no bairro de mesmo nome.
 
Para os leitores que não acompanharam as postagens sobre o assunto, o prédio de cinema foi tombado quando da criação da Área de Proteção do Patrimônio Cultural do bairro – a APAC Leblon – em 2001.
 
O atual prefeito em curso revogou aquele ato que preservara o patrimônio cultural local, o que permitiu aos proprietários executar a demolição da construção antes protegida.
 
A esquina onde fica o antigo cinema somada aos edifícios vizinhos e aos demais prédios preservados pela APAC situados na quadra seguinte, entre as ruas Carlos Góes e Cupertino Durão, todos baixos, com 3(três) andares, compreendem o único espaço contínuo da Avenida Ataulfo de Paiva ainda insolado e arejado, fora algumas exceções menos expressivas como o trecho da Igreja Santa Mônica e outro trecho no final do bairro, onde dois edifícios baixos também foram protegidos pelo decreto de 2001.
 
Com a benesse concedida ao mercado imobiliário – característica da gestão que se encerra -, além do precedente que poderá causar a destruição de toda a APAC, perdeu o bairro parte da animação trazida pela atividade extinta.
 
Está na lista de pedidos ao prefeito eleito, em elaboração por este blog, o des-destombamento do Cinema Leblon.
 
Parece que o pedido chegará tarde demais.
 
NOTA: O escalonamento dos andares poderá minimizar o impacto que será causado pelo grande volume indesejável. Não foi consideração do arquiteto, mas, exigência do decreto que criou a APAC por sugestão do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, a ser aplicada aos novos edifícios do bairro que viessem a substituir construções não preservadas ou tombadaspela APAC, o que, evidentemente, não seria o caso do Cinema Leblon.
 
 
Urbe CaRioca

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *