Pedido ao prefeito eleito: 3 – Cinema Leblon, também tarde demais

 

Está na lista de pedidos ao prefeito eleito, em elaboração por este blog, o “des-destombamento” do Cinema Leblon. Parece que o pedido chegará tarde demais.
Trecho de CINEMA LEBLON – MENOS LUZ NO LEBLON (Urbe CaRioca, 12/11/2016)
Abriu e fechou de novo. Foto: Urbe CaRioca, 08/julho/2014
 
O assunto Cinema Leblon parece extemporâneo. A ideia era pedir ao prefeito eleito que tombasse novamente o imóvel que foi protegido em 2001, quando da criação da Área de Proteção do Patrimônio Cultural – APAC do Leblon, e incompreensivelmente destombado em 03/09/2014 pelo atual prefeito, com vistas a permitir a construção de um edifício no valorizado terreno, na linha das inúmeras benesses para o mercado imobiliário concedidas nos últimos oito anos.
Ao abrir uma exceção sem fundamentos, a medida temerária pôs em risco os conceitos que nortearam a criação da APAC-Leblon, do mesmo modo que pode atingir qualquer área protegida conforme tais critérios.
Embora o ato administrativo esteja nas prerrogativas do chefe do Poder Executivo Municipal é de lembrar que o destombamento desconsiderou o parecer do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural da Cidade do Rio de Janeiro, que opinou pela manutenção do imóvel, admitido o acréscimo de 1(um) andar para permitir instalações que dessem viabilidade econômica ao uso comercial existente.
Aquele céu não mais será visto. Foto: Urbe Carioca, 08/12/2016

 

Curiosamente, o início da obra, anunciado para janeiro/2016, não aconteceu, e o cinema permaneceu fechado. Como informamos neste blog, logo depois das eleições municipais em outubro/2016 começou a movimentação de obra no local, com a retirada do letreiro. Intuímos que o proprietário, para se precaver quanto a uma possível mudança de atitude em prol da preservação do prédio, pela nova gestão, tenha decidido dar início à demolição, como comentado em CINEMA LEBLON – COMEÇAM AS OBRAS (blog Urbe CaRioca, 23/10/2016).
 

A suspeita se confirmou. O local já apresenta a placa de demolição, instalada hoje. Por isso repetimos:

 

ADEUS, CINEMA LEBLON!

 

Urbe CaRioca

 
 
Urbe Carioca, 08/12/2016

 

 

Comentários:

  1. Estamos Ferrados!!! Pior do que a crise, que o país, estado e município passam!

    Mal por mal, que chegue logo março de 2020 para vermos a inauguração do monstrengo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *