Artigo: ESTAÇÃO GÁVEA RECEBERÁ DUAS LINHAS, de Miguel Gonzalez

Em 22/08/2013 publicamos METRÔ: O VAI E VEM DA ESTAÇÃO GÁVEA E A LINHA 4Mais uma vez explicamos que a anunciada Linha 4 em execução é a Linha 1 rebatizada: da Linha 4 original e necessária o único trecho em obras é a ligação Gávea-Barra da Tijuca (início – loteamento Jardim Oceânico).

Afirmamos que “Para acalmar os ânimos dos inconformados o governador prometeu que a Estação Gávea seria construída em dois níveis, o que, segundo especialistas e os próprios governantes, permitiria a posterior execução da Linha 4 em direção a Botafogo”, referência aos protestos pelo abandono do trajeto original Gávea-Jardim Botânico-Humaitá-Botafogo, e pela destruição da Praça NossaSenhora da Paz.


Há uma semana o Blog Metrô do Rio, importante fonte de informações e análises sobre o transporte metroviário no Rio e municípios vizinhos – e a sua falta – publicou o texto que reproduzimos abaixo, onde esclarece que mesmo sendo construída em um único nível a Estação Gávea poderá receber duas linhas em paralelo.

Neste entendimento, portanto, um dia a Linha 4 original poderá ser construída. Que chegue logo, também “Prá Olimpíada” – (mesmo que não seja “Prá Olimpíada” como explicou o sr. prefeito) – tal como o prolongamento da Linha 1 foi escolhido prioritariamente, embora indevida e equivocadamente. O link para o Blog Metrô do Rio está no título do artigo.

Urbe CaRioca

Imagem: Blog Metrô do Rio




Miguel Gonzalez, 14 de setembro de 2013


A Estação Gávea será construída para receber duas linhas de metrô. O alarmante anúncio de que ela será construída em apenas um nível não altera em nada sua concepção.


 A grande confusão se deu porque o Movimento Linha 4 Que o Rio Precisa, composto de diversas associações de morares da Zona Sul e Barra da Tijuca exigia que a Estação Gávea fosse construída em dois níveis. Este conceito sempre esteve errado. Nível pode ser traduzido para andar. A Estação Estácio e a Estação Carioca são construídas em dois níveis.


Estações com plataformas de embarque e desembarque em paralelo podem funcionar tão bem quanto subir e descer escadas (troca de níveis). Quem conhece a Estação Times Square em Nova Iorque, para darmos apenas um exemplo, sabe o quanto se caminha por longos corredores passando por diversas plataformas e trens para diversas direções. A Estação Gávea será a primeira do sistema metroviário fluminense a receber duas linhas em paralelo.


 No futuro, a Linha 1 circular poderá ter seu anel fechado entre a Estação Gávea e a Estação Uruguai. A Linha 4 original poderá ser construída da Estação Gávea para a futura Estação Jardim Botânico.


Imagem: Blog Metrô do Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *