NOTÍCIAS – 11/09/2013: Jardim Botânico, Paineiras, Guaratiba, e Jogos Olímpicos

Barra da Tijuca, Baixada de JacarepaguáLagoa de Marapendi, APA e Parque Marapendi
Custódio Coimbra – Internet

São quatro itens:

Decidida por via judicial a saída dos moradores que ocuparam irregularmente áreas do Jardim Botânico, o sr. Prefeito acena com mais uma declaração de interesse público para fins de desapropriação, desta vez na Rua Marquês de Sabará, imóvel que pertence ao Toalheiro Brasil. Para dar sequência à intenção, mais uma vez surge a figura que tudo resolve: o aumento de gabarito. O alcaide, evidentemente, sabe que se trata de área incluída em Zona Residencial 1 –  ZR-1 onde são permitidas apenas casas, uma por terreno, com dois andares + cobertura, e apenas 10,00 m de altura. Também tem ciência que é área protegida por norma federal além das restrições já impostas pelas leis municipais. Mas, anuncia que mudará a lei. Simples. Decisões além da competência que só a soberba pode explicar.



A imprensa ainda não informou se as obras foram licenciadas pela Prefeitura. Da Prefeitura, silêncio. Enquanto isso, moradores de Santa Teresa divulgam imagens nas redes sociais. Abaixo reproduzimos algumas. Vale conhecer o artigo de Leonel Kaz PAINEIRAS, RIO: SÓ SOBROU UM COTOCO! publicado na Revista Veja em 02/09/2013.

Imagens cedidas por moradores do bairro de Santa Teresa


O PACOTE de obras de melhorias para o bairro de Guaratiba anunciado pelo prefeito, mencionado no post de 05/09/2013, chegou ao Diário Oficial. Ontem foi publicado aviso sobre pacote de obras de urbanização em Guaratiba, do projeto Bairro Maravilha, nome que substituiu o de Favela-Bairro, criado na gestão anterior, expressão conhecida mundo afora. As obras serão realizadas nas ruas de 12 áreas – favelas/comunidades existentes – conforme DOM de 10/09/2013, pág. 57 e 58. A quem interessar sugerimos confrontar os locais indicados com o mapa de áreas frágeis e alagáveis da região ‘para onde a cidade cresce‘, esperando que, com um novo Brainstorm, áreas de risco e sujeitas a inundação fiquem fora dos limites propostos, e que os moradores dessas sejam atendidos de outra forma.
Recreio dos Bandeirantes, Serra da Grota Funda e Guaratiba
Diário do Rio, 2007






4 – JOGOS OLÍMPICOS E O GOLFE

O Comitê Olímpico Internacional tem novo presidente. Segundo o jornal O Globo de hoje o novo chefe dos Jogos quer fazer mudanças e incluir novos esportes. Tomamos a liberdade de sugerir que faça mudança imediata e deixe o Golfe – que não faz parte dos JO há um século – para retornar em 2020, na rica cidade de Tóquio. Assim, poderá salvar a nossa Área de Proteção Ambiental Marapendi, mutilada para sempre pelos gestores públicos para abrigar tacadas durante duas semanas. Caso o Sr. Thomas Bach queira conhecer o histórico deve acessar o link para PACOTE OLÍMPICO 2 – O CAMPO DE GOLFE E A APA MARAPENDI.

Veja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *