O MÊS NO URBE CARIOCA – JANEIRO, FEVEREIRO E MARÇO 2013

Caros leitores,
Continuando a elaboração do índice cronológico do blog seguimos com a publicação das listas dos posts e respectivos links, reunidos agora os meses de janeiro, fevereiro e março/2013. Aos que tiverem interesse basta copiar as listas para arquivo ou procurar no blog com o marcador O MÊS.
Alguns dos mais lidos estão destacados.

No período a polêmica sobre a Marina da Glória estava no auge. O assunto está em suspenso, aparentemente. Poderá retornar a qualquer momento. Além desse tema, a demolição do prédio do antigo Museu do Índio causava comoção, o post com a espantosa lista de hotéis em construção ou em estudos bateu recordes e até hoje está na lista dos mais lidos, e o caso do Campo de Golfe estava, e continua, na berlinda.

Por sua vez, O FUROR LEGISLATIVO-URBANO-CARIOCA é o mesmo. Ou, aumentou…
URBE CARIOCA


Em primeiro plano, o parque integrado visualmente à Praça Paris, o Monumento aos Mortos na II Guerra e a pista de aeromodelismo. À esquerda, o terreno da Marina da Glória com edificações de apoio às atividades náuticas. Ao Fundo, Praia do Flamengo, Baía de Guanabara,  Morro Cara de Cão, Pão de Açúcar e Morro da Urca e Morro da Babilônia.

À direita as construções dos bairros da Glória e Flamengo, com destaque para o prédio do Hotel Glória, inaugurado em 1922, hoje de propriedade da EBX. A imagem mostra com clareza a separação entre área urbana edificável – os bairros – e a área pública non-aedificandi, o Parque do Flamengo, bem de uso comum do povo.

JANEIRO
·    ARTIGO: ESPAÇOS E IMAGENS À VENDA* – artigo de Sérgio Magalhães

Museu do Índio com o Maracanã ao fundo [Google Street View]
www.vitruvius.com.br

FEVEREIRO
·    Artigo: PRÉDIO DE ANTIGO MUSEU É PATRIMÔNIO CULTURAL CARIOCA (artigo de Andréa Redondo publicado originalmente no Portal Vitruvius de Arquitetura e Urbanismo)

Internet



MARÇO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *