O PREFEITO, O C40, O GOLFE, O DISCURSO, A PRÁTICA, E O MP

A nomeação do prefeito do Rio, contudo, não foi bem recebida por todos. Ativistas questionaram a legitimidade de Paes no cargo, visto que o prefeito do Rio teria autorizado a construção de um campo olímpico de golfe em uma área de proteção ambiental (APA Marapendi). Os ambientalistas criaram o movimento “Golfe para Quem?“.

O EcoD entrevistou (por e-mail) o novo presidente do C-40. A pergunta sobre as críticas do movimento “Golfe para Quem?” foi a única que, uma semana depois de enviada, deixou de ser respondida. (…)”.

Este é um trecho da matéria publicada na página EcoDesenvolvimento.org, ou EcoD em 10/12/2013, duas semanas após a eleição do Prefeito do Rio para presidir o C40, grupo de 63 grandes cidades ao redor do mundo rumo à adaptação e mitigação às mudanças climáticas.

Para quem conhece os desmandos nas decisões que envolvem leis urbanísticas e ambientais na Cidade do Rio de Janeiro, a entrevista revela a grande distância que existe entre discurso e prática. O caso do Campo de Golfe pode ser considerado o mais representativo de tantas decisões questionáveis. Não impunemente, “A nomeação do prefeito do Rio (…) não foi bem recebida por todos”.

Defensores do Meio Ambiente criaram a página Golfe para Quem? que pode ser acessada na rede social Facebook.

Para entender o caso do Campo de Golfe dito Olímpico – manobra que concedeu benesses ao mercado imobiliário – e suas consequências negativas para o Rio há vários posts neste blog que explicam os antecedentes e as decisões adotadas pela gestão municipal em curso. Os marcadores são ‘Campo de Golfe’, ‘APA Marapendi’ e ‘Índices Construtivos’.

Não sabemos se as perguntas do EcoD foram respondidas posteriormente.

Outras perguntas, porém, hão de ser respondidas. O Ministério Público Estadual convocou reunião com os responsáveis pela obra, como informa a matéria publicada hoje pelo globoesporte.com cujo título é Ministério Público pode suspender obas do campo de golfe olímpico


Internet

Posts anteriores sobre o caso do Campo de Golfe







13/12/2013 – CAMPO DE GOLFE E CONSEMAC: SEM ESPERANÇA – OS BURACOS VENCERAM (CrôniCaRioca de uma morte consentida e aprovada em lei. Uma sentença).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *