SEMANA URBE CARIOCA 25/08/2014 a 29/08/2014 – MÊS DE JULHO, O VIADUTO NO RIO COMPRIDO, E O ARTIGO SOBRE O CAMPO DE GOLFE NO SITE RIO ON WATCH

 Nota do Blog:

No centro do mapa, a área verde claro abaixo da mancha verde escuro pertencia à APA Marapendi e destinava-se ao Parque Municipal Ecológico de Marapendi, trecho do qual 58mil m² já haviam sido doados ao antigo Estado da Guanabara por imposição legal, configurando, portanto, área pública. Em uma faixa situada entre as manchas verde claro e verde escuro deveria ter sido construída a Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso, limite entre a APA e o Parque, uma obrigação dos construtores dos edifícios no trecho onde era permitido, próximo da Avenida das Américas. A obrigação foi dispensada; a Via Projetada foi eliminada e também incorporada ao Campo de Golfe, tal como a área antes protegida, proteção esta cancelada pelo atual Prefeito, hoje presidente do C40, e pelos Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro. O trecho restante entra a Avenida e a margem da Lagoa de Marapendi seria também doada e incorporada ao Parque Ecológico. A obrigação foi dispensada.

A outra mancha verde indicada à direita do terreno do Campo de Golfe foi doada à APA como compensação pela transferência de gabaritos de altura para o trecho junto da Avenida das Américas. 

No caso do Golfe a transferência também foi feita, porém, a propriedade continuou privada e o zoneamento ambiental foi modificado para permitir a construção do campo. A cidade e os moradores perderam parte da APA e do Parque Ecológico. Os investidores ficaram com todas as vantagens sob o argumento da Prefeitura – enganoso – de que o campo será público e foi compensado pela criação do parque (futuro) na Praia da Reserva, área já pertencente à APA”.


Publicações dos últimos 07 dias e textos mais lidos
Os posts imediatamente anteriores; o Rio Comprido, a Avenida Paulo de Frontin e o Elevado – pela demolição; o segundo artigo de Elena Hodges, este publicado no site Rio On Watch – com outras informações além das contidas na análise abrangente sobre o caso do Campo de Golfe prometido para os Jogos Olímpicos 2016, publicada no site NEXT CITY.
NOTA: Na próxima quarta-feira, dia 03/09, em função da ação ajuizada pelo MPRJ pedindo a paralisação das obras do Campo de Golfe, haverá audiência na Justiça marcada pelo juiz titular da 7ª Vara de Fazenda Pública, conforme sentença proferida no dia 20/08/2014. O trecho “Considerando, por fim, que as obras já estão em curso há mais de um ano e existe a possibilidade de se adequar eventuais irregularidades…” é preocupante. Evidentemente não existe compensação de nenhuma espécie para a perda de um parque, da sua continuidade, e da APA.
“Considerando que o MP e o Município, na pessoa de sua Subprocuradora-Geral Kátia Patrícia Gonçalves Silva que neste ato é citada para apresentar defesa e manifesta o seu ciente quanto a necessidade de apresentar a resposta no prazo legal, estão presentes no gabinete da 7a. VFP, todos interessados na decisão que será prolatada quanto a medida de urgência pleiteada na inicial. Considerando que existe a necessidade das partes ouvirem técnicos e examinarem melhor as questões técnico-ambientais envolvidas, inclusive para esclarecer o juízo, antes que a medida de urgência seja decidida. Considerando a necessidade de citar o outro réu. Considerando, por fim, que as obras já estão em curso há mais de um ano e existe a possibilidade de se adequar eventuais irregularidades, designo audiência especial para o dia 03 de setembro de 2014, às 16h. As partes presentes se consideram devidamente intimadas. Expeça-se mandado para citação da Fiori Empreendimentos Imobiliários, segunda ré, bem como para intimação para participar da presente audiência.” (Fonte: Lancenet) 
Blog Urbe CaRioca

Segunda, 25/08/2014

SEMANA URBE CARIOCA 18/08/2014 a 22/08/2014 – BALNEÁRIO NO PARQUE DAS BENESSES, ARTIGO SOBRE O CAMPO DE GOLFE NO SITE NEXT CITY, E O BALNEÁRIO DE CHAPLIN


The golf course for the 2016 Olympics is being built in
this ecologically sensitive area, which is supposed to
be protected by law. (Photo by Elena Hodges)

 

SEMANA URBE CARIOCA 11/08/2014 a 15/08/2014 – MARINA e SANEAMENTO: CARTA AO PREFEITO, MARCADORES DO BLOG, e GOLFE: MP AJUIZA AÇÃO


PARQUE DAS BENESSES URBANÍSTICAS GARANTE A PRIMEIRA: O BALNEÁRIO


Artigo: RIO’S OLYMPIC GOLF COURSE WILL TRAMPLE A PROTECTED ECOLOGICAL GEM, de Elena Hodges

BALNEÁRIO: NÃO O DO PARQUE DAS BENESSES, MAS, CHAPLIN

 


Terça, 26/08/2014

O MÊS NO URBE CARIOCA – JULHO 2014

Juscelino Kubitschek (1902-1976)
Internet

Quarta, 27/08/2014
Foto: Guilherme Maia*, 29/05/2014 – Protegida por direito autoral.
Contato: guigamaiafoto@gmail.com
Sexta, 29/08/2014
Rio on Watch

(Este foi o Segundo artigo da autora divulgado no blog, reproduzido do site Rio on Watch. O primeiro – RIO’S OLYMPIC GOLF COURSE WILL TRAMPLE A PROTECTED ECOLOGICAL GEM foi publicado originalmente no site NEXT CITY).

Os 10 posts mais lidos da semana
Se necessário copie o título na caixa de pesquisa acima.

VIADUTO ENGENHEIRO FREYSSINET, NO RIO COMPRIDO – PELA DEMOLIÇÃO, OU…

Artigo: THE SOCIAL & ENVIRONMENTAL COSTS OF RIO’S OLYMPIC GOLF COURSE, de Elena Hodges

UM PROJETO REAL E VIÁVEL PARA O METRÔ DO RIO, por Miguel Gonzalez

Artigo: ESTAÇÃO GÁVEA RECEBERÁ DUAS LINHAS, de Miguel Gonzalez

Artigo: RIO’S OLYMPIC GOLF COURSE WILL TRAMPLE A PROTECTED ECOLOGICAL GEM, de Elena Hodges

SEMANA URBE CARIOCA 18/08/2014 a 22/08/2014 – BALNEÁRIO NO PARQUE DAS BENESSES, ARTIGO SOBRE O CAMPO DE GOLFE NO SITE NEXT CITY, E O BALNEÁRIO DE CHAPLIN

UM CAMPO DE GOLFE ÀS MARGENS DA LAGOA RODRIGO DE FREITAS
VENDO O RIO, NO ESTADO – ESTUDO DE CASO: BOTAFOGO

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *