SEMANA 23 a 28/02/2015 – ÁRVORES CORTADAS À VISTA E À PRAZO, COMPUR CANCELADA, MARINA, GOLFE e RIO 450


“O Parque do Flamengo foi inaugurado em 1965, ano do Quarto Centenário do Rio de Janeiro. As árvores do Parque crescem há meio século. O Pan-Americano foi realizado a contento sem a execução de outro projeto pernicioso dito “absolutamente necessário”, que falta não fez. Este também não fará falta aos Jogos. A despoluição da Baía de Guanabara, sim. Foi descartada no 450º ano da sua fundação”.

Trecho de MAIS LICENÇAS PARA MATAR ÁRVORES NA URBE CARIOCA

Foto: Fábio Barros – Fonte: Skyscrapercity

A polêmica sobre os cortes de árvores na cidade continua; reunião do Conselho de Política Urbana para tratar do Parque das Benesses Urbanísticas foi cancelada; no Museu da República, reunião sobre o caso da Marina da Glória; quanto ao Campo de Golfe construído em Área de Proteção Ambiental – que eliminou parte de um parque ecológico e da ‘avenida parque’ que contorna a Lagoa de Marapendi – divulgamos mais artigos publicados na imprensa nacional e do exterior; o aniversário do Rio de Janeiro; e os mais lidos.

NOTAS:

1. Ontem foi aniversário do Rio de Janeiro, dia esplendoroso, céu azul e menos calor do que ultimamente. Agradecemos aos muitos leitores que prestigiaram a CrôniCaRioca e repetimos os votos de que a cada dia surjam mais gentilezas: para com a cidade, para com a população, e entre ambas. Quanto à distribuição do bolo, uma notícia diz que foi mais organizada do que as anteriores; outra informa sobre confusão e avanços sobre o doce. A considerar fotos antigas e as de ontem, a festa foi mais civilizada! O povo, como sempre separado da mesa por grades, aguardou pacientemente, e as crianças levaram alegria real à comemoração!  

2. Recomendamos assistir aos programas que o canal GloboNews exibiu ontem sobre o Rio de Janeiro, sua História, e o momento atual. Todos excelentes. A alegria, a beleza e o caos, este retratado especialmente no tema poluição das águas.


3. Curiosamente o post Semana de 28/04/2014 a 02/05/2014 voltou aos mais lidos, possivelmente por ter sido divulgado, na ocasião, que haveria “Plano B” caso o Campo de Golfe Olímpico não pudesse ser realizado na Área de Proteção Ambiental de Marapendi, Barra da Tijuca. Também voltaram à lista Artigo – A QUE SERVE O BRT?, de Ex-Blog, AI! QUE TERRA ENCANTADA É O RIO!, GOLFE NA RESERVA AMBIENTAL – NOTÍCIAS MUNDO AFORA, e LUAU, e GOLFE ABERRAÇÃO – NOTÍCIAS INTERNACIONAIS, PELÉ E SILVIO TENDLER, por certo devido à visita do Comitê Olímpico Internacional – COI e outras notícias na imprensa sobre esses temas.

4. Em março não publicaremos A SEMANA, mas, às segundas-feiras, os posts Dezembro, Janeiro e Fevereiro.

 

Blog Urbe CaRioca



Segunda, 23/02/2015

SEMANAS 09 a 13 e 17 a 20/02/2015 – JO e MEIO AMBIENTE, JO e LAGOA, GOLFE e MPRJ, NOVA AMÉRICA, BICICLETÁRIOS E ENGENHÃO x MARACANÃ

SEMANA 02 a 08/02/2015 – LISTA DE SUGESTÕES, MAIS MARINA DA GLÓRIA, E BOAS NOTÍCIAS

Artigo: DESPERDÍCIO PARA O MEIO AMBIENTE*, de Emanuel Alencar

LAGOA RODRIGO DE FREITAS, AINDA OS TRAMBOLHOS E OS JOGOS

GOLFE – O MINISTÉRIO PÚBLICO E PREFEITO DO RIO

ANTIGA FÁBRICA DE TECIDOS NOVA AMÉRICA – PERDA CULTURAL.

TRAMBOLHOS JÁ VISTOS E À VISTA – BICICLETÁRIOS COM CHUVEIRO E OFICINA

ENGENHÃO E MARACANÃ, ENTREVISTA E EX-BLOG

 

 

Terça, 24/02/2015

MAIS LICENÇAS PARA MATAR ÁRVORES NA URBE CARIOCA

Quarta, 25/02/2015

AVISO – REUNIÃO DO COMPUR CANCELADA, DEBATE SOBRE A MARINA DA GLÓRIA…

 

Quinta, 26/02/2015

CASO DO CAMPO DE GOLFE CONTINUA A REPERCUTIR AQUI E NO EXTERIOR

Sábado, 28/02/2015

NO ANIVERSÁRIO DO RIO DE JANEIRO, 450 GENTILEZAS!

CrôniCaRioca

 

Aguardando o Parabéns e a distribuição do bolo
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil


Os postsmais lidos da semana

Se necessário copie o link na caixa de pesquisa acima
05/05/2014
SEMANA 28/04/2014 a 02/05/2014 – MÊS DE MARÇO, OLIMPÍADAS SEM GOLFE, E A CRÔNICA DA BOCA DO MATO
27/06/2012
UM PROJETO REAL E VIÁVEL PARA O METRÔ DO RIO, por Miguel Gonzalez
21/02/2013
AI! QUE TERRA ENCANTADA É O RIO!


Parque “criado” em 2011. Para justificar a redução da APA Marapendi e do Parque Municipal Ecológico de Marapendi, e transferir índices construtivos virtuais que aumentarão gabaritos de altura e reduzirão a área livre de terrenos na Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá. Outra manobra para beneficiar o mercado imobiliário, tal como ocorreu com o Parque Olímpico, a Vila dos Atletas e o Campo de Golfe. No blog foi apelidado de “Parque das Benesses Urbanísticas”.
MAPA INTEGRANTE DO SUBSTITUTIVO AO PLC Nº 114/2012
INDICA, COM HACHURAS, O SETOR II – ONDE HAVERÁ AUMENTO
DE GABARITO DE PELO MENOS 2 ANDARES, FORA ÁREAS
COMUNS, E REDUÇÃO NA TAXA DE OCUPAÇÃO DE 10%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *