LINDAS ÁGUAS POLUÍDAS NA URBE CARIOCA

ATUALIZAÇÃO EM 14/05/2015 – O Globo publicou que “Prefeitura quer fazer PPP para tratar esgoto em Jacarepaguá“.
Esgoto lançado na Lagoa de Jacarepaguá em foto de 07/10/2012 Foto: Custódio Coimbra / Agência O Globo

Em 08/05/2015 constatamos que o esgoto gorduroso navegava desde a Lagoinha, já sem oxigênio, pelo Canal das Taxas, em direção à Lagoa de Marapendi.

A situação precária das lagoas de Jacarepaguá, rios e córregos da Zona Oeste, não é surpresa para ninguém. É problema crônico.

A limpeza anual outonal das gigogas é paga com o imposto do contribuinte. Ao não combater a causa do problema – e as despesas decorrentes – cresce tanto quanto o assoreamento as plantas que formam um tapete verde. Bonito, até. Pena que, tal como no ditado popular, “Por fora, bela viola. Por dentro, pão bolorento”.
Sem a prevenção cria-se um ciclo constante que lembra a eterna retirada de areia do canal do Jardim de Alah.

Enquanto isso ‘performance’ do Secretário Estadual do Ambiente quer fazer crer que as águas da Baía de Guanabara estão limpas – segundo Lars Grael  é menosprezo à inteligência alheia -, os golfinhos na baía já são poucos além dos que estão no brasão da cidade, ao contrário do lixo que só aumenta.

O programa Cidades e Soluções desta semana – Canal GloboNews- mostra um pouco da realidade, muito mais real e dramática nas fotografias que são sistematicamente divulgadas nas redes sociais pelo biólogo Mário Moscatelli – e posteriormente pela grande imprensa.
Infelizmente a poluição das águas cariocas atinge muito além da Baía de Guanabara e as Lagoas da Barra da Tijuca. Também a Lagoa Rodrigo de Freitas sofre com o problema e, o campeonato mundial de surfe que seria realizado em São Conrado neste mês de maiofoi transferido para a Barra da Tijuca, devido à poluição do mar decorrente do despejo de dejetos no costão do Vidigal, problema insolúvel há décadas!
Nossas lindas águas poluídas precisam respirar.
Para ficarem limpas não basta limpá-las, conforme mais uma vez prometido pelo governo estadual em relação à baía. É preciso que o despejo de lixo e de esgoto cesse.

Obviamente.

NOTA: Este tema foi abordado no post O RIO DE JANEIRO À BEIRA D’ÁGUA, artigo de nossa autoria publicado no site The Nature of Cities e que será republicado aqui em português.

Poluição da água tira etapa do WCT de São Conrado | Simone Marinho/O Globo
28/04/2015
ATUALIZAÇÃO EM 14/05/2015 – O Globo publicou que “Prefeitura quer fazer PPP para tratar esgoto em Jacarepaguá“.

No caso da Lagoinha a Prefeitura tem feito limpeza – conforme divulgado pela imprensa – porém há quem entenda que a Companhia Estadual de Águas e Esgoto – CEDAE deveria ser multada. Afinal, a proliferação das plantas decorre do esgoto in natura despejado nas lagoas da Barra da Tijuca e Jacarepaguá que se reproduzem em função daquele ambiente modificado.

Comentários:

  1. Andréa, são mais de sessenta anos que moro nesta cidade e os esgotos não param de jorrar nas águas. PPPs existem ha bastante tempo e os esgotos continuam. A meu ver, necessário se faz frear a sede imobiliária de construir antes de realizar a infraestrutura, A cidade está saturada de habitantes e carente de infraestrutura. Temos que estas PPPs tambem se tornem "propinas para partidos" Cordiais saudações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *