OLIMPÍADAS RIO 2016 NO RIO DE JANEIRO, A URBE CARIOCA!

O blog Urbe CaRioca, durante longos meses que antecederam o início dos Jogos Olímpicos Rio 2016 teve a oportunidade de registrar, com pesar, é claro,  fatos que, a seu juízo, mereceram críticas ou reparos relacionados com aspectos urbanísticos e ambientais, aparente desperdício de dinheiro público, oportunidades desperdiçadas (como a prometida e não cumprida limpeza da baía de Guanabara, a conclusão da Linha 2 do Metrô, e a construção da Linha 4 original), bem como fatos relacionados à farta distribuição de “benesses urbanísticas”, consagrada pela frase antológica do prefeito durante conhecida entrevista: “Tudo é pra Olimpíada mesmo que não tenha nada a ver com Olimpíada”.


Cristo Redentor, Rio de Janeiro
Foto: Urbe CaRioca

Hoje, véspera da abertura oficial para os Jogos da Rio 2016 o Urbe CaRioca não poderia deixar de registrar o desejo de que o maior evento esportivo internacional que ora se realiza em nossa querida cidade seja um completo e absoluto sucesso, desejo que sempre esteve presente desde que o Rio foi escolhido para sediar as Olimpíadas, independentemente de qualquer questionamento.

Que os atletas brilhem e superem suas marcas e recordes espetaculares;

Que o público, os turistas e demais visitantes se emocionem com as conquistas esportivas;

Que as torcidas vibrem com alegria e entusiasmo e aplaudam os atletas e suas equipes, nas vitórias ou derrotas, demonstrando educação, civilidade e espírito esportivo, porque esse evento só deve ser compreendido como uma festa fraternal, no qual o adversário da manhã é o amigo do passeio pela cidade à tarde;

Que a torcida brasileira com suas demonstrações alegres e calorosas nas vitórias, saiba demonstrar altivez nas eventuais derrotas de nossas equipes, aplaudindo a todos, como prova de sua reconhecida hospitalidade e bom humor.

A partir de amanhã, dia 05 de agosto de 2016, os olhos do mundo voltam sua atenção para nós brasileiros, para o nosso país, para nossa cidade e para os cariocas.

Possamos fazer dessa oportunidade motivo para “massagear o ego” da cidadania, melhorar nossa combalida autoestima, sentir orgulho de quem somos: brasileiros, sim, com muito orgulho!

Apesar das possíveis dificuldades que surjam durante evento de tal magnitude, devemos expressar nossas críticas aos infindáveis problemas da cidade no momento apropriado, quando os bem-vindos hóspedes voltarem para seus lares.

Que nossos turistas e visitantes possam retornar a seus países com um só pensamento: “A Rio 2016 foi ótima! Que povo simpático e hospitaleiro! Voltaremos outras vezes!”.

Os atletas brilharão! Os recordes, as vitórias, as quedas e as derrotas não importam, são todos vencedores, são todos campeões! Por certo serão exemplos de superação e força para nossas gerações mais jovens, sem o uso de drogas de qualquer espécie para melhorar suas marcas já excepcionais: que sejam exemplo de comportamento correto!

Que o Rio de Janeiro acolha a todos calorosamente, com respeito, hospitalidade e segurança, e que a paz entre todos permeie cada dia de competição, e as diversões de nossos muitos visitantes. E para nós, cariocas que ficaremos em nossa querida cidade depois que as “caravanas” passarem, que a mesma paz perdure entre todos nós.

O maior legado das Olimpíadas para os que retornam a seus lugares de origem será levar a marca da saudade em seus corações: saudade do Rio, de sua gente, e o carinho do público durante as competições.

Estes são os sinceros votos do blog pelo absoluto e completo sucesso das Olimpíadas do Rio 2016.
Urbe CaRioca

Internet

Comentários:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *