Campanha propõe que imóveis públicos abandonados sejam reaproveitados como moradias

Sob a inspiração de uma recente campanha realizada em Portugal para estimular o reaproveitamento de imóveis públicos abandonados,  o Rio de Janeiro é uma das capitais brasileiras que busca replicar o projeto, através de iniciativa do vereador Pedro Duarte. De acordo com matéria publicada no Diário do Rio, o parlamentar tem visitado pessoalmente imóveis que se enquadram na situação descrita, e após inspeção das condições dos espaços,  faz registros fotográficos segurando cartazes e que são postados nas redes sociais. Este ano, as ações acabaram resultando na campanha ‘Aqui poderia ter gente morando”. Desde que foi lançada pelo vereador carioca, há duas semanas, foram vistoriados, por Pedro e pela sua equipe, 13 imóveis em bairros como Centro, Tijuca, Ramos, Flamengo, Praça da Bandeira etc. A ideia é fazer novas vistorias nos próximos meses. Urbe CaRioca Vereador propõe que imóveis públicos abandonados(Leia mais)

Projeto de lei prevê construção de autódromo em Guaratiba

O prefeito do Rio enviou à Câmara Municipal o Projeto de Lei Complementar n º 162/2024 que institui a Operação Consorciada do Autódromo Parque de Guaratiba, estabelecendo diretrizes urbanísticas para a área de abrangência delimitada na operação, permitindo a transferência do direito de construir e dando outras providências. O texto foi publicado na edição desta sexta-feira do Diário Oficial do legislativo municipal. Segundo o PLC, a implantação do Autódromo Parque de Guaratiba teria “interesse público desportivo e ambiental”. O local deve ser construído na avenida Dom João 6º, no bairro de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio. A Operação Urbana Consorciada do Autódromo Parque de Guaratiba compreenderia “um conjunto de intervenções coordenadas pelo Poder Executivo municipal, com a participação dos proprietários dos imóveis situados na área de abrangência” do autódromo, além de “moradores do entorno e investidores privados”. Como justificativa(Leia mais)

O recorde da remoção de árvores no Rio e as incoerências urbano-cariocas

Em 2023, houve aumento significativo de 180% no número de autorizações para remoção de árvores em comparação com o ano anterior. No Rio de Janeiro, as 11.730 árvores retiradas marcam o maior índice em oito anos, sendo as Zonas Norte e Oeste as áreas mais impactadas, conforme levantamento feito pelo noticiário RJ-1. A escassez de cobertura vegetal contribui para o aumento da sensação térmica, resultando na formação de áreas com temperaturas mais elevadas dentro da cidade como um todo, em cada região, bairro e rua. Fatores como poluição, superfícies de concreto, e construções a impedir a circulação dos ventos, e até o excesso de veículos, intensificam esse efeito. O carioca poderia prescindir das estatísticas e análises científicas. Sente a mudança na pele a cada ano. Conforme destacado diversas vezes neste blog, nos últimos anos, sobretudo no Rio de Janeiro, o(Leia mais)

Sempre o Gabarito – além da Urbe CaRioca

A verticalização das capitais brasileiras foi assunto de uma série de reportagens há alguns anos no jornal O Globo. O tema volta à pauta devido a um projeto polêmico a ser executado na cidade de Salvador. Uma curiosidade que a reportagem traz trata de obras milionárias executadas por governos de cidades situadas na orla marítima para alargamento das faixas de areia como tentativa de driblar o sombreado causado pelos edifícios muito altos. Seria melhor manter índices construtivos adequados para resguardar as praias e proteger as paisagens natural e urbana. Urbe CaRioca Projeto de arranha-céus em Salvador gera controvérsia por sombra e é mais um caso a parar nos tribunais; entenda Além de espantar banhistas, verticalização leva ao avanço do mar sobre calçadões, o que já exigiu obras de alargamento das faixas de areia em cidades como Fortaleza e Balneário Camboriú(Leia mais)

Câmara conclui tramitação do Plano Diretor do Rio

Em dezembro do ano passado, foi aprovado o novo Plano Diretor do Rio, o qual está redesenhando o panorama urbano e imobiliário da cidade. O processo de tramitação da Lei Complementar 270/2024 se encerrou nesta quinta-feira, após dois anos de discussões, 34 audiências públicas e o recebimento de mais de mil contribuições populares. Um acordo permitiu que fossem levadas a plenário 35 das emendas vetadas por Paes — 33 consideradas prioritárias pela prefeitura e duas por vereadores —, que foram votadas como destaque. Ferros-velhos e clubes de tiros são excluídos da nova legislação. Benefícios a grupos vulneráveis também ficam fora. Aguardemos os resultados práticos para a Cidade do Rio de Janeiro. Confira todos os detalhes na matéria abaixo reproduzida do jornal O Globo. Urbe CaRioca Plano Diretor: vetos são derrubados, e ficam mantidas regras aprovadas para Urca, Botafogo e Grajaú(Leia mais)

Prefeitura inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

A Prefeitura do Rio inaugurou no último dia 23 de fevereiro, o Terminal Intermodal Gentileza. O terminal, considerado o maior integrador de transporte público da capital carioca, conecta os serviços do mais novo corredor de BRT da cidade, o BRT Transbrasil, aos do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e dos ônibus municipais. A estimativa do terminal é atender cerca de 150 mil pessoas por dia. As obras do Terminal Gentileza foram feitas em uma área de 77 mil metros quadrados que a gestão municipal comprou da Caixa por R$ 40,8 milhões. O investimento na construção foi próximo de R$ 300 milhões pela Parceria Público Privada (PPP) do VLT do Centro, sendo R$ 257,8 milhões financiados pelo Banco do Brasil para a reestruturação do sistema do BRT. Urbe CaRioca Terminal Gentileza é inaugurado no Rio Agência Brasil – Edição: Roberto Piza(Leia mais)

Liberada pela Justiça, obra da tirolesa não têm data para continuar por pendências no licenciamento

O imbróglio envolvendo a construção de uma tirolesa no alto do Pão de Açúcar ganhou novo capítulo com a revogação da liminar que suspendeu as obras, por dois votos a um, no Tribunal Regional Federal (TRF). Os trabalhos não têm data para continuar, já que existem pendências no licenciamento. Há um ano, a Secretaria municipal de Meio Ambiente (Smac) pediu esclarecimentos à concessionária Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar (CCPA) sobre alguns pontos dao projeto. A origem das pedras retiradas para a execução da obra é o principal ponto do questionamento. Montanhistas e ambientalistas que integram o Movimento Pão de Açúcar Sem Tirolesa e o Ministério Público Federal afirmam que a empresa teria removido partes das rochas da encosta, ação ilegal porque o monumento é protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Confira mais detalhes na matéria(Leia mais)

Movimento contrário a tirolesa ganha apoio de ONG alemã

No último dia 4 de março, a presidente da  Organização Não-Governamental World Heritage Watch, Maritta Koch-Weser encaminhou solicitações à Presidência da República e ao diretor Diretor do Centro do Património Mundial em apoio ao movimento contrário ao projeto que pretende instalar tirolesas no Pão de Açúcar. A ONG alemã dá consultoria à Unesco sobre a conservação de sítios que são considerados patrimônios culturais de todo o mundo. A entidade divulgou uma carta aberta ao presidente Lula em que manifesta preocupações de associados brasileiros sobre o projeto e fez um apelo pela interrupção do projeto. Eles citam a intervenção de “séria transgressão que afeta a paisagem mais emblemática do Brasil — Rio de Janeiro, a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar.’’ A World Heritage destaca que as estruturas usadas na montagem e operação da tirolesa contribuíram para a desfiguração(Leia mais)

Nova notícia sobre o Jardim de Alah

Publicado no jornal O Globo, notícia sobre a reunião ocorrida com moradores da Cruzada São Sebastião, no Leblon,  com a apresentação  dos pontos relativos ao projeto de revitalização do Parque Jardim de Alah. A contrapartida social prevê a ampliação da área verde em 30% e a criação de um plano de integração que reúna esporte, educação e cultura como meios de transformação, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida local. Confira a íntegra da matéria abaixo. Ao final desde texto, links para as postagens sobre o assunto. Urbe CaRioca Revitalização do Jardim de Alah: projeto apresentado a moradores da Cruzada São Sebastião prevê área verde e integração social O Globo – Link original Entre os atrativos estão playground, recuperação de jardins, ciclovias, parcão, creche e duas quadras poliesportivas Moradores da Cruzada São Sebastião, no Leblon, foram apresentados, neste sábado,(Leia mais)

Estação Leopoldina: MPF cobra explicações da Prefeitura e da União

Logo após acordo firmado entre a Prefeitura do Rio e a União que prevê a restauração do prédio histórico da Estação Leopoldina e de seu entorno na última segunda-feira,  o Ministério Público Federal (MPF) pediu que fossem apresentadas informações sobre os termos envolvidos. O MPF requereu a restauração do prédio através de ação civil pública ajuizada em 2013. Por ele, a União já foi condenada pela Justiça Federal a promover o restauro da antiga estação e é cobrada pelo  pelo cumprimento da sentença desde 2022. Fica o questionamento, será que a Prefeitura assumirá uma obrigação que é do governo federal? Haverá alguma contrapartida? Urbe CaRioca Prefeitura do Rio e União devem explicar acordo sobre antiga Estação Leopoldina após pedido do MPF à Justiça O Globo – Link original O Ministério Público Federal (MPF) pediu que a Prefeitura do Rio de(Leia mais)

Estação da Leopoldina e o contrassenso diante do Reviver Centro

De acordo com notícia publicada no jornal O Dia, o governo federal passou nesta semana para o município a gestão do terreno de 114 mil metros quadrados, onde fica a estação. A área deve abrigar a Cidade do Samba da Série Ouro, um centro de convenções e um conjunto habitacional Mas será que é preciso construir mais? Outras notícias apontam o grande número de imóveis federais vazios, ou seja, prontos. Reformá-los é o melhor caminho. A decisão sobre a Leopoldina é um contrassenso diante do propagado Reviver Centro. Urbe CaRioca Governo Federal repassa antiga Estação Leopoldina para a prefeitura do Rio Terreno de 124 mil m2 deve abrigar a Cidade do Samba da Série Ouro, um centro de convenções e um conjunto habitacional O Dia – Link original  Rio – O Governo Federal e a prefeitura fecharam um acordo, nesta(Leia mais)

Que venham os ônibus elétricos!, de Roberto Anderson

Publicado originalmente no Diário do Rio, excelente artigo do arquiteto Roberto Anderson, no qual aborda os vários desafios para a implantação de sistemas de ônibus elétricos nas cidades. Os investimentos iniciais são altos, já que o custo unitário desses veículos pode ser três vezes maior do que o de um ônibus convencional. Este blog toma a liberdade de acrescentar que esses ônibus são montados sobre chassis de caminhão, por isso são desconfortáveis e barulhentos. Além disso, com degraus altos que causam grandes dificuldades para o acesso, sobretudo para os que possuem problemas de locomoção. Caminhão é feito para transportar cargas: equipamentos, produtos diversos, animais. Nossos ônibus são caminhões que transportam pessoas. Urbe CaRioca Que venham os ônibus elétricos Roberto Anderson Link original Nesse carnaval, e nos anteriores, o metrô do Rio funcionou seguidamente, dia e noite. É quando acontece uma(Leia mais)