Nota acrescentada em 15/01/2013:
Imprensa noticia que prefeito, com uma canetada, liberou a demolição do prédio, ignorando o parecer do órgão de proteção do patrimônio cultural do município do Rio de Janeiro.
O título da matéria é sugestivo – “Flechada Oficial”.
Antigo Museu do Índio, Maracanã, Rio de Janeiro Imagem: CREA-RJ em Liminar impede demolição… |
O Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural da Cidade do Rio de Janeiro emitiu parecer contrário à demolição do prédio onde funcionou o antigo Museu do Índio, no Maracanã, construção histórica que o Governo do Estado pretende pôr abaixo – junto com o Estádio de Atletismo Célio de Barros e com o Parque Aquático Júlio Delamare.
Tudo “Para Inglês Ver”. As mentes pequenas pensam (?) que ao apagar-se a História do Rio ou criando-se gabaritos mais altos e torres espelhadas, a cidade irá para o Primeiro Mundo. Enganam-se.
Cópia do despacho circula na Internet.
As redes sociais sabem. E nosso Prefeito, saberá?
Sim, sabe, é óbvio.
Resta saber se o alcaide continuará omisso, e submisso aos desejos do governo estadual. Ou se defenderá o Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro.
Resta saber se o alcaide continuará omisso, e submisso aos desejos do governo estadual. Ou se defenderá o Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro.
Cara Elisa,
Obrigada pelo comentário. O parecer contrário à demolição foi um feito! Ab.
ANDREA…NEM O PATRIMÔNIO CULTURAL SABE DA IDADE DO PRÉDIO….SE ELE FOI DOADO EM 18 E ALGUMA COISA PELO GENRO DE D. PEDRO II…A CONSTRUÇÃO FOI E É DO SÉCULO XIX PELO MENOS….NÃO MERECEM UMA ESCULACHADA???