A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (FAU-USP) anunciou que passou a ser a detentora exclusiva dos direitos sobre a revista Habitat, periódico brasileiro de arte e arquitetura fundado e dirigido em 1950 pelo casal Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi. Após um longo período de busca, a equipe formada pelo mestrando Vitor Lima, pelas bibliotecárias Gisele Ferreira de Brito e Amarílis Corrêa, e pela professora doutora Joana Mello concretizou o acordo que agora se torna público.
Trata-se de um importante avanço para as pesquisas sobre arte e arquitetura brasileiras, uma vez que a Habitat se notabilizou não apenas por publicar os projetos arquitetônicos que marcaram sua época, mas também por apresentar de forma pioneira o conhecimento popular e indígena quanto à arquitetura e às artes. Outro diferencial foi o design gráfico arrojado de suas páginas, nas quais se encontram importantes textos críticos, entrevistas, ensaios fotográficos, além de análises de obras artísticas, arquitetônicas e paisagísticas de autores nacionais e internacionais.
A fim de ampliar o alcance da revista, a FAU-USP irá digitalizar e disponibilizar em um portal específico para periódicos, nos próximos meses, todos os 84 números da Habitat (publicados entre 1950-1965), de forma pública, online e gratuita, cuidando também do licenciamento das imagens para terceiros.