Hoje, o blog Urbe CaRioca completa oito anos. Ao longo desse tempo, pudemos nos encantar por detalhes tantas vezes esquecidos da nossa cidade, o Rio de Janeiro, bem como registrar e tornar públicas demandas dos moradores de diversos bairros, com foco nas questões urbanísticas.
Quanto às tentativas de sobreposição às leis de uso e ocupação do solo vigentes, acompanhamos o dia a dia das Casas Legislativas e as ações dos Parlamentares e do Executivo, sempre incentivando ao debate quando as alterações porventura apresentassem aspectos prejudiciais ao cidadão e à cidade, sob a nossa ótica e a de colaboradores.
Em muitos momentos desanimamos diante das artimanhas de pequenos grupos em prol de benefícios pontuais os quais – parece – nunca cessarão. Mas o sentimento coletivo, sempre presente nas motivações que envolvem o bem estar da sociedade de forma ampla através de reivindicações por uma cidade melhor, que ecoam em vários segmentos, pessoalmente ou através das redes sociais, mostra que é possível mudar. Seja aos poucos, importa apenas não desistir ou se acomodar.
Hoje, em um quadro jamais vivenciado por nossas gerações – a última pandemia ocorreu há cem anos – estamos socialmente isolados, vivemos momento mundialmente atípico. Porém continuamos permanentemente conectados graças às tecnologias, o que, por certo, alivia e ao mesmo tempo faz crescer a saudade de nos revermos ao vivo, fora das telas, e faz valorizar ainda mais os momentos, os abraços, o convívio fraterno que nos alimenta.
Quanto a este espaço que apelidamos carinhosamente “urbano-carioca”, estamos unidos pelo ideal do bem querer comum à nossa cidade e, hoje, pela falta que nos faz usar os espaços públicos, ausentes o burburinho e a alegria que lhes são característicos.
Por ora a movimentação de luzes acesas à noite é apenas das casas que resguardam boa parte das famílias, ansiosas para que tudo passe. Passará e a Urbe Carioca poderá contemplar novamente as suas ruas hoje em silêncio, e que de tão tímidas e confusas parecem perguntar, entre sussurros, por onde andam todos, seus rostos e cores, animação e encantos …
Nesses oito anos, recebemos novos amigos na cidade, sediamos eventos mundiais, assistimos à troca de governantes, elegemos novos representantes, e sempre defendemos o nosso patrimônio urbano, cultural e humano, tantas vezes esquecido.
Além de agradecer a cada amigo-leitor deste blog, esperamos que após esse período difícil e que convida à reflexão, tenhamos legisladores e cidadãos preocupados em construir um ambiente efetivamente solidário e mais humano para o nosso Rio de Janeiro – e para o Brasil.
Expressamos toda a nossa gratidão pelo prestígio, deixando a vocês o poema “Canto do Rio em Sol”, de Drummond.
Mais uma vez, muito obrigado.
Urbe CaRioca
O Urbe Carioca consegue copilar de forma eficiente um vasto conteúdo de forma direta, permitindo a nós profissionais e aos simpatizantes com a questão urbana, a informação embasada em fatos reais. O conhecimento adquirido, nos mantém atualizados e ao mesmo tempo perplexos diante a tantas medidas descabidas propostas e efetuadas pelo poder público. Graças a isso, é possível a réplica e a tentativa de reverter o cenário caótico que nossa cidade apresenta. Continuem colaborando com a nossa cidade!!!!! Parabéns.
Parabéns ao blog pelo sucesso destes anos, pelo serviço prestado ao bem de nossa cidade e à prática de amor a ela, compartilhado por todos seus seguidores.
Que ele continue sendo este veículo de informação confiável, tão necessário em meio à superficialidade e equívocos comuns da internet, e também de luta por condições e direitos dos cariocas e sua bela Rio de Janeiro.
Ivete.