Em 27/06/2012 publicamos aqui UM PROJETO REAL E VIÁVEL PARA O METRÔ DO RIO, artigo de Miguel Gonzalez, jornalista que é responsável pelo Blog Metrô do Rio (não oficial), fonte preciosa de informações, análises e memória sobre a história desse meio de transporte da Cidade do Rio de Janeiro. O Blog Urbe CaRioca havia sido criado apenas dois meses antes. Ao longo dos quase dois anos de existência deste espaço “urbano-carioca” o texto de Miguel esteve entre os mais lidos em praticamente todas as semanas. Além da importância do assunto em si e da clareza com que o autor expôs a questão, o fato demonstra o interesse de usuários e população do Rio em geral com os problemas que hoje vivemos função de uma demanda por transporte público crescente a cada dia, não atendida.
No último sábado o Blog Metrô do Rio publicou “GÁVEA – CARIOCA”, artigo esclarecedor sobre a decisão do Governo Estadual que pretende fazer a licitação para a construção da Linha 4 (Dessa vez a Linha 4 verdadeira, e não o prolongamento da Linha 1, ora em construção, conforme exaustivamente explicado em diversos posts!).
Um trecho nos informa que “O valor de R$ 35,5 milhões não é questionado pela grande imprensa. Mas podemos afirmar que é um absurdo $urreal$. Se aproveitassem o estudo de 1998, não precisavam gastar R$ 5 milhões. O solo não mudou. A localização das estações não mudou”.
O articulista informa ainda que os moradores do bairro do Jardim Botânico “elegeram um terreno de propriedade da João Fortes como local ideal para a estação de metrô, já que a construção vai engarrafar ainda mais o bairro e tirar a tranqüilidade de quem mora ali”.
Curiosamente esse terreno é o lugar exato para o qual a Prefeitura do Rio de Janeiro aprovou a construção de um edifício com 27,00m de altura contrariando o decreto que criou a Área de Proteção do Ambiente Cultural – APAC Jardim Botânico que limitou a altura máxima dos prédios a 14,00m.
Vale a pena conhecer o artigo na íntegra, ilustrado com imagens igualmente esclarecedoras.
O link está AQUI.
Boa leitura.
URBE CARIOCA
Blog Metrô do Rio |
NOTA
Outras matérias de interesse (publicadas no jornal O Globo esta semana):
Entrevista com Nireu Cavalcanti
Artigo: Imobilidade Carioca, de João Mauro Senise