Da Granado ao glamour: casarões históricos ganham vida com o Mercado Central RJ

Excelente. Mais um exemplo do verdadeiro reviver, do que o Centro precisa.

A Rua do Senado ganhou vida sem acréscimos de potencial construtivo e gabaritos lançados para Copacabana, Leblon, Ipanema, Jardim Botânico e Botafogo.

Urbe CaRioca

Rua do Senado ganha Mercado Central em antigos casarões da fábrica da Granado

Diário do Rio – Link original

O espaço surge como um novo polo gastronômico e cultural do Centro, apostando na ocupação contínua e no uso misto dos prédios restaurados

O mercado ocupa os antigos casarões da fábrica da perfumaria Granado

Recentemente eleita pela revista Time Out como uma das vias mais cool do mundo, a Rua do Senado vive um bom momento no roteiro cultural do Centro do Rio. Entre a Lapa e a Praça Tiradentes, a área vem ganhando novos inquilinos que ajudam a sustentar o ‘hype’ do endereço, frequentado por um público fiel e que, aos fins de semana, ganha reforço com o movimento da tradicionalíssima Feira do Lavradio.

É justamente nesse trecho que acaba de completar seu primeiro mês de funcionamento o Mercado Central RJ. Instalado em um conjunto de seis casarões históricos que abrigaram, por mais de um século, a antiga fábrica da perfumaria Granado, o espaço surge como um novo polo gastronômico e cultural do Centro, apostando na ocupação contínua e no uso misto dos prédios restaurados. A chegada do espaço à região foi dada em primeira mão pelo DIÁRIO DO RIO em novembro do ano passado.

O complexo arquitetônico foi recuperado pela própria Granado há cerca de dois anos, após a transferência das operações da fábrica para Japeri, na Baixada Fluminense. O primeiro prédio entregue, voltado para a Rua do Senado, passou a abrigar o Centro de Arte Solar dos Abacaxis, que já vinha funcionando com exposições e programação cultural, sobretudo nos fins de semana.

Agora, o Solar integra oficialmente o conjunto do mercado, que já conta com ativações, entre eles o Bocado, comandado pela chef Julia Raposo, responsável também pela assinatura do cardápio da Cantina do MAM. A proposta, inclusive, dialoga com o modelo adotado pela Prefeitura do Rio no Mercadinho São José, em Laranjeiras.

O Mercado Central RJ funciona de segunda a quarta, das 11h30 às 17h, e de quinta a sábado, das 11h30 às 23h.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *