O arqueólogo Cláudio Prado de Mello nos traz a feliz notícia de que o desespero advindo pela situação da Igreja Nosso Senhor do Bonfim, no bairro do Caju, na Zona Norte do Rio de Janeiro, agora faz parte do passado.
Conforme denúncias anteriores feitas pelo incansável defensor do patrimônio cultural e por outros preservacionistas, publicadas por este blog, a igreja da época de D Pedro II vinha sendo dizimada, alvo de desmonte, inclusive com a remoção da sua imensa estrutura de ferro que fazia o vitral que iluminava o altar principal.
Nesta semana, no dia 21 de maio, “em cerimonia realizada no cartório, a Irmandade de Nosso Senhor do Bomfim fez – de forma oficial – a transferência de titularidade da Igreja, seu prédio e seu conteúdo (tombado pelo IRPH – Instituto Rio Patrimônio da Humanidade) para a Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro. Agora finalmente teremos a restauração desse importantíssimo monumento que conta a história de Sao Cristóvao e o estabelecimento dos cemitérios históricos do Caju da forma que o monumento carecia”, destaca Cláudio Prado de Mello.
O arqueólogo ainda acrescenta, “parabéns ao esforço conjunto de todos os preservacionistas que deram apoio a esta causa tao importante e ao corpo juridico da Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro. Parabéns aos Preservacionistas Fabiano Ramos de Carvalho, Marconi Andrade, ao Padre Wagner Toledo, Padre Waltemario, as Dras Daisy Ketzer e toda a magnifica equipe da Mitra e da Arquidiocese do RJ”.
O Urbe CaRioca se solidariza com mais esta conquista em prol do patrimônio !
Pergunto,Onde foram guardaos as obras de arte que existiam nessa igreja, principamente sua via sacra pintada a óleo?