Lançamento do livro “Laranjeiras – A ocupação do Vale do Rio Carioca”, de José Pougy

No próximo dia 4 de dezembro, às 20h, na Casa da Polônia – Rua das Laranjeiras 540 – o escritor e pesquisador, José Pougy lançará a sua mais nova obra “Laranjeiras – A ocupação do Vale do Rio Carioca”, sobre o bairro das Laranjeiras.

Fartamente ilustrado com imagens (fotos históricas e atuais, desenhos e pinturas), o livro resgata a ocupação do bairro desde o século do descobrimento até os dias de hoje.

José Pougy descreve as ruas atuais agrupadas em torno das antigas chácaras onde estiveram contidas, a progressiva ocupação do vale do Rio Carioca, o desenvolvimento da atividade agrícola, o incipiente comércio local e os primitivos meios de transporte público. Aborda ainda temas específicos, como a vida social do bairro, as escolas, hospitais, praças e vilas residenciais.

O livro mereceu por parte da autora do prefácio, Marieta de Moraes Ferreira, Professora Titular da UFRJ e Pesquisadora da FGV, o seguinte comentário: “O trabalho de José Pougy se insere exatamente neste contexto de valorização das histórias locais, da recuperação de memórias e da preocupação com a preservação do patrimônio histórico da cidade do Rio de Janeiro, em particular do bairro de Laranjeiras”.

Trata-se de uma “edição do autor”, realizada de forma independente de qualquer companhia editora, com o lançamento em noite de autógrafos, em local ainda a ser definido, no bairro de Laranjeiras.

Local: Casa da Polônia – Rua das Laranjeiras 540

Data: 04.12.2019 – 20h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *