Tido como um oásis de tranquilidade e sociabilidade para moradores do bairro e adjacências, o Palácio do Catete, onde funciona o Museu da República, sofre com as constantes pichações de seus muros e portões, além de testemunhar o estado de deterioração de seus gradis.
Apesar de não haver registro de roubo do gradil, a administração do Museu destaca que há muitos fragmentos recolhidos e guardados pela equipe aguardando futuros processos de restauração. “Pretendemos no próximo ano restaurar pelo menos mais dois portões e desenvolver o projeto executivo global de restauração de todo o complexo”, diz, em nota.
Em relação às pichações no palácio histórico, a administração do museu informou que realiza parcerias com a artista Panmela Castro e com o coletivo TTK visando ações pedagógicas para mitigar e reduzir a ação de pichação.
Urbe CaRioca
Patrimônio histórico, Palácio do Catete é alvo de pichações e tem gradil quebrado
Administração do Museu da República prevê restauração ampla em 2024
Beatriz Perez – O Dia
Rio – Em contraste com o interior preservado, o Museu da República, onde está o Palácio do Catete e o jardim histórico na Zona Sul do Rio, está com muros, portões e prédios pichados. O patrimônio, que foi sede do Governo Federal entre 1897 e 1960 enquanto o Rio de Janeiro era a capital da República, também tem partes do gradil quebradas.
O espaço é um refúgio para os moradores da região e, ao mesmo tempo que guarda o histórico palacete onde Getúlio Vargas se matou em 1954, mantém-se vivo com feiras, atividades culturais e praticantes de atividades físicas.
O professor de História e guia turístico Milton Teixeira frequenta o Museu da República desde os anos 1970 e está acostumado a levar grupos para o patrimônio histórico no Catete. “É um centro de vivência local. Grupos da terceira idade marcam encontro no jardim. Havia seresta de tarde. Ele tem a vantagem de ser fechado, tem policiamento, pessoas que tomam conta. É importante pra comunidade”, afirma.
No final dos anos 1990, os muros do parque erguidos ao longo da Rua Silveira Martins e da Praia do Flamengo foram substituídos pelos gradis idênticos aos que já existiam nas demais margens do palácio, permitindo uma maior visibilidade do seu jardim. No entanto, trechos da estrutura estão quebrados.
“O gradil sempre sofreu muito. Não há como proteger o entorno 24 horas por dia. É triste”, pontua o professor Milton Teixeira. O interior representa um espaço seguro de lazer e o jardim é habitado por animais como gansos, patos e pássaros e adornado por esculturas, grutas e coretos.
A administração do Museu da República explica que não tem registro de roubo do gradil e que há muitos fragmentos recolhidos e guardados pela equipe aguardando futuros processos de restauração. “Pretendemos no próximo ano restaurar pelo menos mais dois portões e desenvolver o projeto executivo global de restauração de todo o complexo”, diz, em nota.
Em relação às pichações no palácio histórico, a administração do museu informou que realiza parcerias com a artista Panmela Castro e com o coletivo TTK visando ações pedagógicas para mitigar e reduzir a ação de pichação.
Janete Pereira de Oliveira, 62, frequenta os jardins do museu há 22 anos, tempo em que mora nas redondezas. Ela aprecia a paz que o espaço oferece. “Está conservado dentro do contexto, passou pela pandemia e por crises. Não existe abandono, mas também não está exatamente como deveria estar diante da sua importância”, avalia.
Severina Alves Pequeno, de 83 anos, mora em Laranjeiras e frequenta o jardim desde que ele foi aberto ao público em 1960. “Pra mim é um paraíso. Aqui a gente tem segurança, limpeza, higiene e apoio do pessoal quando precisa. Faço caminhada de segunda a sábado”, diz. Ao longo do tempo, Severina aprova a preservação, mas critica uma intervenção na entrada principal do museu.
“O que está precisando fazer é reforma na portaria, colocaram ferros para sustentar a marquise. Aquilo está horrível. Um patrimônio desse não pode ficar daquele jeito”, critica.
Nilton Bastos, 60, mora há um ano no Catete e leva todos os dias a cunhada para passear no parque. Ele elogia o espaço, mas também considera que a fachada do palácio merecia um cuidado maior.
“Em termos de segurança é legal. A administração é federal, talvez por isso seja mais difícil a manutenção predial. As coisas antigas eram de ferro, e pela proximidade do mar, requer uma manutenção forte e isso não acontece. Tem muitos hotéis nessa área e o prédio por fora é feio, merecia um cuidado externo para ser um chamariz melhor”, avalia.
Prédio marca mudança no Rio
O historiador Rafael Mattoso ressalta que além da importância para a história republicana brasileira, o imóvel também marcou uma mudança na ocupação da cidade. Antes de ser a sede do Poder Executivo do país entre 1897 e 1960, o palácio pertencia ao fazendeiro e comerciante Antônio Clemente Pinto, Barão de Nova Friburgo, e a construção marcou a transição da burguesia da Região Central para a Zona Sul da capital.
“Representa ainda um resquício daquela sociedade escravocrata que fez riqueza a partir da exploração do trabalho das pessoas escravizadas. O palacete do Barão de Nova Friburgo era um dos mais caros e célebres da cidade e marca a transição em direção à Zona Sul. Naquele momento as pessoas estavam querendo fugir daquele centro conturbado, escravista, muitas vezes retratado pelos artistas Jean-Baptiste Debret e Johann Moritz Rugendas na Região Central”, explica Mattoso.
Em seguida, foi aberta a Avenida da Beira Mar dando continuidade à expansão litorânea para a Zona Sul, explica. “A entrada principal é voltada para a Rua do Catete porque não havia ainda esse padrão de se voltar para o mar”, acrescenta. “Naquele prédio tem muita história para contar e com relação à preservação, é sempre difícil manter as características originais com a preservação de um prédio histórico tão significativo, tão grandioso e tombado, que traz as limitações [de intervenções]”, acrescenta.
O Palácio do Catete foi a sede do Executivo até que a capital fosse transferida para Brasília em 1960 e foi reformado para receber os presidentes e seus familiares. Um dos seus episódios mais marcantes foi o suicídio do presidente Getúlio Vargas, no cômodo presidencial, marco que completa 70 anos em agosto de 2024.
O historiador e guia de turismo Milton Teixeira conta que apenas por dois períodos o museu ficou fechado: durante a Ditadura Militar e durante as obras da Linha 1 do metrô na década de 70. O guia leva turistas e cariocas interessados nas histórias do museu.
“A melhor maneira de você fazer com que as pessoas preservem e amem o local é levá-las lá. Você só pode amar o que conhece. Patrimônios como esse estão à nossa volta, e às vezes deixamos de conhecer. Passam milhares de pessoas na Rua do Catete e poucas observam que aquele jardim não é só uma passagem”, afirma o guia turístico e historiador.
Em outro evento histórico ambientado no palácio, em 1914 um sarau organizado pela caricaturista Nair de Teffé, esposa do presidente Hermes da Fonseca, provocou polêmica por conta da execução do maxixe ‘Corta-Jaca’ de Chiquinha Gonzaga, compositora e maestrina carioca. Pela primeira vez a música popular era interpretada nos salões de um solar aristocrático.
“É um centro cultural vivo, não é uma casa morta. Você aprende e discute a história. O que foi bom e não foi bom para o país”, completa Teixeira.
Restauração do museu
O Museu da República afirmou que realiza um acompanhamento sistemático do seu patrimônio cultural e que está com processo licitatório em curso para contratar a elaboração de um grande projeto executivo global de restauração de todo o complexo cultural. O patrimônio foi tombado em 1938 e recebe acompanhamento e fiscalização do Iphan.
“Recentemente dois portões foram restaurados. O Museu tem buscado apoio variado para a restauração do Palácio, do Gradil e do Jardim Histórico. Recentemente foram realizadas obras de revisão da rede de esgoto”, informou.
O processo licitatório está sendo conduzido pelo escritório Regional do Ibram no Rio de Janeiro, uma vez que o Museu da República, no final do governo passado, juntamente com todos os museus do Ibram na cidade do Rio de Janeiro, perdeu sua autonomia financeira. O Instituto Brasileiro de Museus é uma autarquia vinculada ao Ministério do Turismo, órgão gestor da Política Nacional de Museus.
Cinema fechado
Outro equipamento importante do museu é o cinema, inaugurado em 1991, que encontra-se desativado desde o final do ano de 2022. A administração afirma que uma permissão de uso do cinema está em processo licitatório. Esse processo licitatório está sendo conduzido pelo escritório regional do Ibram no Rio de Janeiro.