SEAERJ lança campanha de valorização das categorias de Engenharia e Arquitetura no Município

Fonte: Site Searej 

A valorização das categorias representadas pela Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (SEAERJ) no município do Rio de Janeiro é urgente. E por isso, a entidade está lançando uma campanha em prol da recomposição salarial para estes profissionais que estão com seus vencimentos defasados desde 2008.

A campanha objetiva chamar a atenção da sociedade e do poder público por meio do trabalho desenvolvido diariamente pelos profissionais. Com utilização de divulgações feitas pela própria Prefeitura, será mostrado nas redes da entidade a importância dos engenheiros e arquitetos contrapondo o abandono que essas carreiras têm sofrido na administração pública do município.

Recomposição salarial com equiparação às demais categorias de nível superior, com a valorização daqueles que constroem e zelam pela cidade, estão entre as principais pautas dessa luta.

De acordo com a presidente da SEAERJ, Isabel Tostes, todas as carreiras estão perdendo a cada ano com salários corroídos pela inflação. No caso dos engenheiros e arquitetos, a situação se agrava, pois estes servidores não foram incluídos na recomposição de 2016 extensiva a várias categorias. “É inaceitável que categorias de tamanha relevância não estejam equiparadas aos demais salários de nível superior”, afirmou a presidente.

São 13 anos sem nenhuma recomposição e os prejuízos somam-se aos diversos ataques sofridos pelo funcionalismo como a Reforma Previdenciária e a Reforma Administrativa que tramita na Câmara Federal com a PEC 32/2020. “Uma verdadeira guilhotina no pescoço do servidor público”, completou Isabel. Lembrando que os servidores municipais amargaram duros ataques sofridos recentemente com a aplicação do aumento da alíquota previdenciária.

A diretoria pretende, ainda, intensificar atuação no sentido de começar negociações com o Prefeito Eduardo Paes, bem como secretários e presidentes de órgãos públicos como Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI), Secretaria Municipal de Planejamento Urbano (SMPU), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS), Secretaria Municipal de Conservação (SECONSERVA), Secretaria Municipal de Habitação (SMH), Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Cidade (SMAC), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Defesa Civil, Secretaria Municipal de Transporte (SMTR), Fundação Parques e Jardins (FPJ), Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe), Fundação Rio-Águas, Fundação Instituto Geotécnica (Geo Rio) e a Companhia Municipal de Energia e Iluminação (Rioluz), entre outros.

Também serão feitas articulações com a Câmara Municipal para que o Legislativo entenda a urgência desta pauta.

Por isso, a SEAERJ conclama toda a categoria a uma intensa e urgente mobilização com o objetivo de destacar a importância e a necessidade imediata da valorização das carreiras de engenharia e arquiteturas no serviço público municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.