ATO EM DEFESA DO PALACETE SÃO CORNÉLIO – UM BEM TOMBADO QUE CAMINHA PARA A RUÍNA

 

O palácio que virou santo …
Ou mártir?
 
Mais uma vez um grupo que defende o Patrimônio Cultural e a memória urbana viva, mobiliza-se por um bem tombado que continuará a caminhar para a ruína se nada for feito para sua recuperação.
 
Trata-se do PALACETE SÃO CORNÉLIO, situado na Rua do Catete nº 6, bairro da Glória, Cidade do Rio de Janeiro, objeto diversas denúncias sobre sua deterioração nas redes sociais, e de recente matéria publicada pela grande imprensa.
 
O Globo, 19/04/2016
 
Marconi Andrade, membro do Conselho Municipal de Cultura e Presidente da Associação de Moradores e Amigos da Glória – AMA-GLÓRIA; os membros do Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueológica do Rio de Janeiro – IPHARJ (instituição privada e sem fins lucrativos, que se dedica à preservação do patrimônio cultural); e o grupo SOS PATRIMÔNIO convocam todos para uma manifestação espirituosa e descontraída que será realizada defronte ao Palacete São Cornélio no próximo domingo dia 24 de abril, às 13 horas (Há estação do metrô bem próxima ao casarão).
 
O objetivo do encontro é denunciar a situação de abandono em que o importante imóvel se encontra, já em estado crítico.
 
Essa semana todas as chapas de cobre que recebiam as águas do telhado foram roubadas.  É possível que o que resta do telhado não resista à próxima chuva.
 
Segundo os organizadores:
 “Vai ter gente bonita, gente vestida com roupas do Império, muita descontração e pantomima.
 Dona Maria I Rainha de Portugal estará presente!
 
Xica da Silva gostou da ideia e já arrumou as malas em Diamantina e já está vindo para o Rio de carruagem!
A Rainha Victoria, que está de passagem pelo Rio de Janeiro, disse que se o sol não estiver muito forte, também irá.
Todas essas pessoas conhecem a importância do Patrimônio, e nos dizem que temos que lutar em defesa do nosso LEGADO CULTURAL e HISTÓRICO.
O blog abraça esta causa e pede a todos a divulgação do evento.
 
NOTA: O texto acima foi adaptado do convite feito pelo pela AMA GLÒRIA, IPHARJ, e S.O.S. Patrimônio.
 
Urbe CaRioca
 
 

Comentários:

  1. não seria o caso de se organizar um grupo e fazer uma vakinha na rede pra reformar o telhado AGORA ? a hora é essa ; quem roubou deve voltar pra levar janelas e outros objetos de valor . Mais , agora na seca do outono é a ocasiao certa pra se reformar telhados . Com isso resolvido se procedia à imediata ocupacão do imovel , antes que seja de novo vandalizado . Tem um site ouoqueseja feito pra esta VAKINHA . Eu mesmo ja doeei grana em campanhas assim .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *