Chafariz no Largo do Machado passa por reforma e voltará a funcionar neste fim de semana

Chafariz do Largo do Machado, construído em 1967, no governo Negrão de Lima, volta a funcionar amanhã | Secretaria de Conservação do Rio

Uma boa notícia sobre a preservação dos bens da Cidade do Rio de Janeiro. Segundo anunciado pela Secretaria Municipal de Conservação, o chafariz do Largo do Machado será religado neste sábado, dia 16, às 9h. “A escultura de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que faz parte do conjunto, também passou por limpeza e restauro. O trabalho durou 15 dias e envolveu seis pessoas, especializadas em serviços em obra de arte e na manutenção de equipamentos hidráulicos e elétricos”, afirma a Seconserva.

Desde 2017, o chafariz não funcionava e o monumento estava sem manutenção. Sob a atual gestão da Prefeitura, foi feita a limpeza da estátua e de todo o seu pedestal, bem como a remoção das brotações e de partes danificadas na base da escultura, além da recuperação do comando elétrico e da tubulação de jorro de água.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por @conservacao.rio

A escultura de Nossa Senhora da Imaculada Conceição é uma peça italiana, importante relíquia do Município do Rio de Janeiro. Executada pelo escultor genovês Giuseppe Navone, em 1907, a estátua foi feita em mármore de Carrara e doada à cidade por Dom Jaime Câmara, quarto arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro.  Foi inaugurada em 8 de dezembro de 1954, nas comemorações do centenário da promulgação do dogma da Imaculada Conceição da Virgem Maria. O chafariz no entorno da imagem foi implantado em janeiro de 1967, a fim de embelezar a praça.

Divulgação / Prefeitura do Rio

Fonte: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Comentários:

  1. Que boa notícia. A praça já é linda. Com o chafariz ficará radiante. Torço para que o povo saiba curti-lo ( o chafariz). Não tenho dúvidas que com o calor de 40 graus, muitos entrarão ali para se refrescar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *