Publicado originalmente no site da Editora CRV
Nas primeiras décadas do século XXI, a discussão sobre a água ganhou crescente relevância, com avanços perceptíveis tanto no meio acadêmico como na sociedade em geral. Entretanto, dada a importância desse elemento da natureza, há um longo caminho a ser percorrido. Apesar de a água ter a sua importância reconhecida por diferentes segmentos das sociedades, ainda assistimos ações e atividades que causam e perpetuam degradações nos corpos hídricos de ambientes rurais e urbanos.
O livro Rios Urbanos: diferentes abordagens sobre as águas nas cidades lança um olhar específico para rios presentes em inúmeras cidades brasileiras. Nos ambientes urbanos, onde se concentra a ampla maioria da população do país, as relações estabelecidas entre sociedade e natureza causam profundas intervenções sobre os corpos hídricos, levando a um complexo quadro ambiental de degradação e modificação de seus rios.
As pesquisas apresentadas nos capítulos contribuem para o entendimento desse quadro e servem de estímulo para o surgimento de novas pesquisas sobre rios urbanos, como forma de entender seus problemas e apontar direções para ações sociais e governamentais.