“Qual é a chance de ser assaltado no seu bairro?” Essa pergunta, que muitos cariocas se fazem diariamente.
Cansado de ver sua região marcada por estatísticas alarmantes e pela falta de atenção do poder público, o geógrafo Hugo Costa transformou indignação em ação: criou um mapa interativo que revela as áreas com maior risco de roubo no Rio de Janeiro. E os dados são tão impactantes quanto a realidade nas ruas.
Urbe CaRioca
Geógrafo cria mapa com as chances de uma pessoa ser roubada no Rio de Janeiro
O mapa interativo foi criado pelo geógrafo carioca Hugo Costa, morador da zona da Leopoldina que criou a ferramenta cansado de ver os crimes na região.
Por Leandro Resende – CBN

A chance de uma pessoa ser assaltada em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio de Janeiro, é seis vezes maior que em Copacabana, na Zona Sul. É uma das conclusões do mapa interativo criado pelo geógrafo carioca Hugo Costa, morador da zona da Leopoldina que criou a ferramenta cansado de ver os crimes na região serem tão recorrentes e não terem a devida atenção.
É na região em que o mapa aponta um dos piores cenários do estado que atletas do Flamengo foram vítimas de uma tentativa de assalto no começo da manhã desta quinta-feira (08).
“Qualquer um que tenha acesso aos dados sabe que aquela região é uma das mais perigosas do Rio”, afirmou Hugo.
O mapa viralizou nas redes sociais nas últimas semanas. Nele, o usuário pode clicar nos bairros da cidade do Rio e ver o número de crimes cometidos em 2024, de acordo com os dados do Instituto de Segurança Pública.
O geógrafo criou sua própria “mancha criminal”: em verde estão os locais em que registraram até mil roubos; em amarelo, entre mil e dois mil; laranja para as regiões em que foram registrados até três mil ocorrências e a cor vermelha para o pior cenário, encontrado em Bonsucesso, Irajá e Madureira, por exemplo.
Só na área da 21 DP (Bonsucesso) foram registrados em média 10 assaltos por dia em 2024, mais de 3, 6 mil no total.