Mais Metrô 7, UtilitáRio, Linha 2 e Estação Carioca

UtilitáRio

1.       Lembrete: Amanhã, dia 12/5/2012, às 10h, na Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, manifestação sobre as obras do Metrô.
2.       Para quem não teve oportunidade de conhecer, o texto O Metrô e a Praça e a série Mais Metrô estão disponíveis neste Urbe CaRioca.

3.       Depoimento prestado ao Urbe CaRioca pelo Blog Metrô do Rio: 

·       Metrô em Rede nada mais é do que ter uma “rede”, ou várias linhas que se comunicam. O projeto original do metrô do Rio, por exemplo, com duas linhas apenas, previa essa comunicação em duas estações: Estácioe Carioca. Infelizmente, apenas a Estação Estácio funciona assim. Vendo os mapas dos metrôs mundo afora, você verá que isso é muito comum. A Estação da 42nd Street Times Square em Nova Iorque recebe nada menos do que 11 linhas de metrô!
Nova York
·       A Linha 2 original era para ser Pavuna – Carioca. No entanto, após a Estação Estácio, o governo não construiu a Estação Catumbi (no Sambódromo), nem a Estação Praça da Cruz Vermelha. Apesar disso, a plataforma da Linha 2 na Estação Carioca foi construída. Como o Metrô jamais chegou ali, eles fecharam esta plataforma ao público e está assim há cerca de 30 anos. Hoje no local funciona uma faculdade. No Metrô do Rio, post Linha 2 na Estação Carioca, é possível ver matéria publicada no Globo mostrando a plataforma. Hoje, o projeto da Linha 2 evoluiu e especialistas defendem que a Linha 2 deveria começar em Belford Roxo, e terminar na Praça XV. Nosso metrô tem poucas estações, uma fechada e abandonada. Dinheiro público jogado fora!
·       Os mapas dessas estações estão pendurados até hoje no escritório da Rio Trilhos. Na última eleição para governador, Fernando Gabeira defendeu a conclusão desta obra. Talvez ele tenha os estudos. O fato é que a Linha 2, conforme projetada, é muito importante. Ela desafogaria a Estação Carioca (Linha 1 e Linha 1A), pegaria os passageiros das barcas na Praça XV, revitalizaria a área dos hospitais no entorno da Cruz Vermelha, seria mais uma opção para se chegar ao sambódromo e, se expandida até Belford Roxo, traria os moradores desse município e também de São João de Meriti para o Metrô, desafogando o trânsito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *