Imagens hiper-realistas do artista gráfico e ilustrador Carlos Gustavo Nunes Pereira (Guta) reproduzem com perfeição a evolução e as transformações e a evolução urbana ocorridas no Rio de Janeiro ao longo de décadas.
O artista carioca, falecido em 2012, dedicou sua carreira a retratar o Rio, recriando não somente o passado da cidade em imagens, mas também traduzindo-o traduzia em textos. “Meu pai foi um apaixonado pelo Rio e um dos pesquisadores que mais estudou a cidade. Ele uniu suas qualidades de historiador aos dotes artísticos que possuía”, explica o filho Gabriel.
Para projetar o passado e recriar cada cenário com a máxima fidelidade Guta recorria a dezenas de fontes historiográficas e iconográficas. Confira no vídeo abaixo, esse lindo passeio pelo Rio Antigo através da arte de Guta.
O Guta
Nascido em 1952 na cidade do Rio de Janeiro,Carlos Gustavo Nunes Pereira, mais conhecido como Guta, foi artista plástico, gráfico e designer de grande valor. Dotado de uma apurada visão artística, Guta foi um dos precursores da arte fotorrealística publicitária no Brasil, desenvolvendo trabalhos para as maiores empresas mundiais.
Utilizou como expressão artística diversas técnicas: pastel, acrílica, aquarela,gouche… mas sem dúvida usou com absoluta maestria o aerófrafo, sendo este seu principal instrumento de trabalho por anos. Mais tarde, acompanhando o desenvolvimento da tecnologia digital, usufruiu de seus recursos.
Guta produziu obras de grande reconhecimento ao longo de sua vida quando deu início ao projeto que veio a ser tornar uma de suas grandes paixões, o trabalho da evolução urbana, arquitetônica e cultural da cidade do Rio de Janeiro.
Desde 1988 desenvolveu a série de livros ilustrados e posters intitulada “Um Passeio no Tempo”, onde apresenta, por meio de imagens hiperrealistas a evolução urbanística do Rio de Janeiro desde seus primeiros anos após até os dias de hoje, focalizando pontos de importância histórica de seus cenários mais significativos.Em 1988 lançou as séries “Praça XV 1580-1988″ e “Arcos da Lapa 1755-1988″, sendo o aerófrafo a técnica utilizada, a partir de então a tecnologia digital se fez presente nas séries “Largo da Carioca 1608-1999″, “Copacabana 1893-2008″, “Quinta da Boa Vista 1808-2008″, “Cinelândia 1608-2008″ e “Praça Mauá 1820-2008″,dando assim continuidade ao elaborado projeto que revela cenas e fatos do cotidiano carioca desde o tempo de seu descobrimento.
Guta através de seu trabalho e talento, eternizou belas paisagens da cidade do Rio de Janeiro, fazendo uma preciosa contribuição para a cultura carioca.
Fonte: Site Pedro Vanerven