Montagem: Urbe CaRioca |
Alguns meses depois de suspensa a polêmica sobre a construção de um Complexo Comercial com Centro de Convenções na área pública destinada à Marina da Glória, no Parque do Flamengo, o assunto volta à pauta.
A jurista e ex-vereadora Sonia Rabello analisou, em seu site, o relatório publicado no último dia 21/03 no Diário Oficial do Município, elaborado pela Comissão Especial da Marina da Glória criada em julho/2013.
Além da observação de que “A sociedade civil, que tanto batalhou por esta área pública, ficou de fora de qualquer discussão” Sonia faz sete perguntas pertinentes:
1. A Prefeitura assumiu a área da Marina, depois do desmoronamento do grupo EBX, que controlava a REX, que controlava a MLX, que geria o contrato de administração da Marina?
2. A Prefeitura “passou” o contrato para outra firma particular?
3. A Prefeitura vai realizar um concurso internacional para a área a tempo das Olimpíadas?
4. Há um projeto público imediato para as Olimpíadas, de responsabilidade da Prefeitura, cujos recursos de milhões de reais teriam sido reservados?
5. A área edificável irá aumentar, além da existente, sendo que a decisão do Iphan (de tombamento do projeto) diz que tudo que está fora do projeto original é não edificável?
6. Estas sugestões serão levadas ao Conselho Consultivo do Iphan?
7. Vai ser levada à sociedade civil? Ou a algum outro Conselho: de patrimônio do Município, de meio ambiente, da Cidade?
Boa leitura.
Urbe CaRioca