Blog Metrô do Rio (não oficial): Operação do Metrô a Partir de 2016


Ontem publicamos o texto METRÔ: O VAI E VEM DA ESTAÇÃO GÁVEA.

Teve boa repercussão. Começava dizendo “Sabe-se que a propagandeada Linha 4 do Metrô que o governo do Estado diz executar não é a verdadeira”, tema já exaustivamente discutido e explicado neste blog, por exemplo em MAIS METRÔ 8 – LINHA 1 + LINHA 4 + PRAÇA + ÁRVORES = MISTURA CONFUSA.

Hoje encontramos novas informações sobre o traçado do Metrô no Blog Metrô do Rio (não oficial) cujo responsável, jornalista Miguel Gonzalez, já nos brindou com o excelente artigo UM PROJETO REAL E VIÁVEL PARA O METRÔ DO RIO, um dos mais lidos desde a sua publicação aqui no Urbe CaRioca em 27/06/2012, há mais de um ano, portanto.

Segundo os dados a Linha 1 deixaria de ser circular, entre outras estranhas novidades.

Para encerrar a semana no mesmo tema, seguem as informações e o mapa esquemático que acompanha o texto OPERAÇÃO DO METRÔ A PARTIR DE 2016. É assunto para ser destrinchado.



Urbe CaRioca


MIGUEL GONZALEZ

A última proposta do Metrô Rio prevê a Linha 1 indo da Estação Uruguai até a Estação Jardim Oceânico sem passar na Estação Gávea. 


A Linha 2 sairia da Estação Pavuna e iria até a Estação General Osório.

A Linha 4 seria dividida em duas.

A Linha 4A sairia da Estação General Osório até a Estação Gávea.

Já a Linha 4B sairia da Estação Gávea e iria até a Estação Jardim Oceânico.

Lembrando a todos que a Estação Gávea será construída para receber duas linhas e que esta simulação da futura operação ainda não é definitiva...


  1. Alexandre, Tudo é muito complexo. Não sou especialista em Metrô, mas aprendi há muito tempo que a menor distância entre dois pontos é uma reta… Por isso não me conformo com o abandono da Linha 4, a meu ver, mais importante do que fazer o prolongamento da Linha 1. Quanto ao futuro, sim, certamente tudo poderá ser feito. A questão é que em se tratando de Metrô no Rio nosso futuro é sempre muito distante, os tempos longos demais. Esse Metrô completo, quem sabe para meus bisnetos, se tiver. O BRS anunciado hoje faz chorar. É a Linha 2 também abandonada. Ab.

  2. Ao que tudo indica essa é uma operação que pode ser apenas temporária, caso o traçado original seja recuperado no futuro, fechando o círculo da Linha 1 e levando a Linha 4 até a Carioca.

    O que o metro do Rio inova são os chamados serviços. Em qualquer metro do mundo, o serviço é sempre feito ao longo de uma linha inteira, da primeira à ultima estação, ou seja, de um ponto ao outro, salvo exceções específicas, que levam em conta fechamento de estações, horários e ramificações.

    No Rio, o que na verdade é um linhão só terá vários serviços, ou seja, trens compartilhando a mesma linha/trilhos, mas com estações de destinos diferentes.

    Parece que será possível não fazer baldeação em General Osório para ir até a Barra. O detalhe é que haverá outra plataforma nesta estação, para quem deseja ir para a Barra e contar com trens menos lotados.

    Haverá um serviço direto do Leblon para São Conrado. Outro levará até a Gávea, mas não se sabe se somente até lá.

    Será um metro parecido com ônibus. Será preciso ver o destino da composição para decidir se entra ou não.

Deixe um comentário para Andréa Albuquerque G. Redondo Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *