Obras do Metrô – Uma novela de mau gosto com a população do Rio

Foto: Dirceu Portugal/Fotoarena/Divulgação

Texto publicado originalmente na página “Metrô que o Rio Precisa”

Em julho de 2013, quando a estação da Gávea começou a ser construída, o governador era Sérgio Cabral. As obras andavam a passos lentos até que foram totalmente paralisadas em meados do segundo semestre de 2014, quando o governador era o Luiz Fernando Pezão.

Pezão ficou governador até o final de 2018 e a estação da Gávea foi totalmente esquecida. Aliás, esqueceram dela em 2014, mas com a cortina de fumaça do oba oba das Olimpíadas, passou direto pela Gávea. Aliás, o metrô passa direto pela Gávea até hoje, através de uma outra gambiarra, ali pouco depois do Leblon. E tanto Pezão quanto Cabral foram presos justamente por corrupção em muitas coisas, uma delas, a obra do metrô.

Em 2019, assumiu o governo Witzel, que nada resolveu sobre a estação. Pior, falou que iria aterrar a estrutura, um descalabro que já vimos no passado da história do metrô do Rio. Deveria ser considerada insanidade mental, numa cidade com centenas de quilômetros de engarrafamentos diários e tão carente de transporte, anunciar o aterramento de estação de metrô.

Witzel não durou muito, passou por um impeachment e,em agosto de 2020, assumiu seu vice, Cláudio Castro. De fato Castro é governador efetivo desde maio de 2021, portanto há dois anos. E há dois anos raras vezes tocou no tema transportes. Ele é então reeleito no primeiro turno no ano de 2022. Nesses quase três anos como governador, a única coisa que fez na área foi colocar o seu apadrinhado político com zero experiência em transportes , Washington Reis ( ex-prefeito de Duque de Caxias) como secretário de Transportes. O transporte em Caxias deve ser muito bom, não é ?

Ah, já ia me esquecendo, também reajustou as tarifas para valores nunca antes vistos. Barca a R$ 7,70, trens a R$ 7,40 e a tarifa do metrô vai para caríssimos R$ 6,90. E a Gávea? Ahhh… a Gávea ninguém nem toca mais no assunto, assim como a carioca Linha 2 esquecida desde 1979, embaixo da praça mais movimentada do Rio. Quatro governos e nenhuma solução!

Uma novela de mau gosto com a população do Rio.

Comentários:

  1. Eu queria saber qual seria a razão para a conclusão de estação da Gávea. Pelo que eu sei. o túnel que liga diretamente a estação Antero de Quental à estação São Conrado não passa pela Gávea. Para se concluir a Gávea, é preciso que haja túneis ligando Antero de Quental à Gávea e Gávea a São Conrado. O que se faz, então, com o túnel existente que liga diretamente Antero de Quental a São Conrado? Vai ser fechado? Não é muito desperdício de dinheiro fazer e depois deixar para lá? É bom lembrar que a desistência da estação da Gávea deveu-se à necessidade de concluir o metrô até os Jogos Olímpicos. O caminho via Gávea é mais longo. Então, diante da confusão toda que ocorreu na construção do metrô até a Barra, resolveu-se mudar o percurso, fazendo-se um percurso mais curto, unindo diretamente Antero de Quental a São Conrado, sem passar pela Gávea. Pelo menos, foi isso que eu fiquei sabendo.

    1. Prezado Sérgio.
      Peço a gentileza de entrar em contato com Atilio Flegner, da Página no Facebook “Metrô que o Rio Precisa”. Ele é um estudioso do assunto e acredito que esclareça o assunto. Ab.

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