Pedidos ao prefeito, palavras ao vento, e o pão de queijo

No início da gestão do atual Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro publicamos uma lista com dez temas que chamamos de “urbano-cariocas”, que inspirassem o novo alcaide a olhar para este aspecto da cidade real: na prática, quase tudo relaciona-se ao território e ao modo como é tratado.

“Os 10 primeiros pedidos ao novo prefeito da Cidade do Rio de Janeiro – Resumo”

Aqui, vale contar um fato curioso. Mal o Prefeito havia tomado posse, em janeiro de 2017 ocorreu um encontro inusitado no Aeroporto do Galeão. Lá, a responsável por este blog entrou na fila para comprar um pão-de-queijo, e, em seguida, à mesma fila e em busca do mesmo petisco, surge a figura alta, branca e magra inconfundível. Ainda assim era inacreditável.

Minha amiga disse “acho que o prefeito está atrás de você”. Um homem ao lado sorriu e confirmou: “É ele”. Fiz aquela cara de carioca que não liga para celebridades, porém minha amiga tagarela puxou conversa. Ele, político, respondeu com simpatia política. Até que ela não resistiu e perguntou: “O senhor conhece o Urbe CaRioca?”.

Continuou a explicar que era um blog sobre a cidade e que havia uma lista com dez pedidos para ele. Então o novo alcaide quis saber por que para ele, recém-chegado. “Porque o blog pediu ao seu antecessor e ele não fez nada, muito ao contrário”, respondi.

Enquanto o pão-de-queijo esfriava a conversa prosseguiu. Soube que anos antes, na qualidade de engenheiro civil que é, frequentara o setor de aprovação de projetos onde eu trabalhava e até conhecia o apelido pelo qual as duas colegas e eu – o triunvirato então responsável pelo antigo Departamento de Edificações-DED – éramos chamadas: As Cajazeiras, alusão às irmãs do espetacular ‘O Bem-Amado’, de Dias Gomes, do tempo em que havia boas novelas, instigantes e não ópio. Queixou-se da demora na liberação dos projetos de construção, um sofrimento!

O engenheiro tinha razão. A burocracia é interminável, tentativas para reduzi-la produziam algum resultado e, também, mais demora, tal a quantidade de novas leis que se somavam às anteriores sem as substituir integralmente.

Desejei-lhe boa sorte na gestão.

Quatro anos depois recordo essa história curiosa e compreendo a vontade realizada por esta administração de aprovar mais um Código de Obras, infelizmente outra lei urbanística perniciosa para o Rio, que atendeu apenas aos interesses do mercado imobiliário – em especial o voltado para a cobiçada Zona Sul – do mesmo modo que seu antecessor aprovou o famigerado PEU Vargens, a Ilha Pura, e o projeto imobiliário do Campo de Golfe, entre outras benesses para o setor, sob o falso lema “Pra Olimpíada”.

Do mesmo modo, desejo sorte ao futuro prefeito do Rio. De muito mais sorte e, principalmente, de realizações, precisa a nossa cidade. Que venha um verdadeiro Estadista, tão em falta aqui e no país. A quem interessar está abaixo a lista dos pedidos não atendidos.

A poucos dias de mais uma eleição municipal convidamos os queridos leitores a sugerirem ações que o futuro prefeito do Rio poderá realizar pelo bem do Rio de Janeiro e de sua população.

Andréa Redondo/Urbe CaRioca

Eleições Municipais: sem pedidos aos candidatos –  30/09/2016

Pedido ao prefeito eleito: 1 – Respeito às áreas públicas e à paisagem carioca – 02/12/2016

Pedido ao prefeito eleito: 2 – Arena do Flamengo, tarde demais / Campo de Golfe, ainda dá tempo – 06/12/2016

Pedido ao prefeito eleito: 3 – Cinema Leblon, também tarde demais – 09/12/2016

Campo de Golfe: Além da benesse imobiliária sobre uso do solo (e, pedido ao prefeito eleito: 4 – Que a avenida e o parque voltem integralmente) – 14/12/2016

Peu Vargens * – Área de Especial Interesse Ambiental foi prorrogada ( e, pedido ao prefeito eleito: 5 – Atenção à região das Vargens, Zona Oeste do Rio, e à estranha Operação Urbana Consorciada – OUC a caminho!) – 20/12/2016

Pedido ao prefeito: 6 – E o urbanismo na Cidade do Rio de Janeiro ? – 02/01/2017

Pedido ao prefeito: 7 – Cepacs? Gabaritos? Sr. prefeito, seja diferente, novo, original ! – 09/01/2017

Pedido ao prefeito: 8 – O Metrô na Cidade do Rio de Janeiro – 16/01/2017

Pedido ao prefeito: 9 –  Não a mais uma torre no Hotel Nacional ! – 05/02/2017

Pedido ao prefeito: 10 – Praças em Botafogo, etc – 23/02/2017

Rio de Janeiro – O prefeito, a Prefeitura e o Urbanismo – 13/06/2017

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *