Em 2020, o Rio de Janeiro será a primeira Capital Mundial de Arquitetura e sede do 27° Congresso Mundial de Arquitetos. Buscando ampliar a participação da população no calendário oficial, foi publicado no Diário Oficial do Município um convite para que propostas de eventos culturais ligados à arquitetura, ao urbanismo ou à discussão sobre as cidades do futuro sejam apresentadas. Confira !
Urbe CaRioca
Rio Capital Mundial de Arquitetura: Prefeitura abre inscrições para eventos culturais
Projetos serão analisados por subcomitê da programação do Rio 2020, que inclui também o Congresso Mundial de Arquitetura
O Globo – 12/11/2019
RIO — O Rio de Janeiro será no ano que vem a primeira Capital Mundial de Arquitetura e sede do 27° Congresso Mundial de Arquitetos. Para ampliar a participar da população no calendário oficial, foi publicado hoje no Diário Oficial do Município um convite para que propostas de eventos culturais ligados à arquitetura, ao urbanismo ou à discussão sobre as cidades do futuro sejam apresentadas. Todos os projetos serão analisados pelo Subcomitê de Programação do Rio 2020 e, caso aprovados, receberão apoio institucional com direito de usar as logomarcas Rio 2020 e do congresso, além de uma carta de apoio para tentar viabilizar sua iniciativa.
As inscrições de exposições, workshops, palestras e outros eventos culturais podem ser feitas através do link . Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Cultura inicia a capacitação de produtores culturais independentes nas zonas Norte e Oeste, nas Lonas Culturais e nas Arenas Cariocas, fazendo apresentações sobre o título inédito concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e pela União Internacional dos Arquitetos (UIA).
— No próximo ano, a cidade será a primeira Capital Mundial da Arquitetura e, com isso, atrairá olhares de todo o mundo e maior visibilidade para os projetos associados. Essa convocação vai contribuir para a geração de empregos e movimentar a economia criativa, acredita Adolfo Konder, secretário municipal de Cultura. — Convido a todos os produtores culturais a participarem do chamamento do Rio 2020 Capital Mundial da Arquitetura, completou.
O objetivo é que o calendário oficial de 2020 inclua não apenas as instituições que já tradicionalmente atuam na área, mas também os produtores culturais independentes. Será um ano inteiro de atividades cujo principal evento será o 27° Congresso Mundial de Arquitetos que deverá reunir em julho cerca de 15 mil profissionais de todo o mundo.
— O Rio de Janeiro será o epicentro da arquitetura no mundo no próximo ano. Queremos que todos façam parte deste momento em que será discutido o futuro dos espaços urbanos — afirma Valéria Hazan, vice-presidente do Conselho Rio 2020.
De acordo com Sérgio Magalhães, presidente do Comitê Executivo do Congresso Mundial de Arquitetos, é a primeira vez que este evento acontece no Brasil.
— Com o tema “Todos os Mundos, Um Só Mundo, Arquitetura 21”, queremos refletir sobre desafios contemporâneos, sobretudo no que se refere à diversidade social e cultural. É um evento global, que pretende construir agendas positivas a partir de um intenso diálogo com a sociedade. E esse diálogo começa justamente com a programação complementar que já está em desenvolvimento e se estenderá por todo o ano de 2020 — afirmou.
Eventos serão realizados ao longo de 2020
O Rio de Janeiro é a primeira Capital Mundial da Arquitetura, título inédito conquistado pela Prefeitura do Rio e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e pela União Internacional dos Arquitetos (UIA). Ao longo de todo o ano de 2020, a cidade sediará uma série de eventos, entre eles o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, o Fórum Mundial de Cidades, exposições e concursos públicos. Além de mostrar para o mundo a riqueza arquitetônica do Rio, esta titulação é também uma oportunidade de reflexão sobre o futuro, de planejar o que se quer para as cidades de todo o mundo.