
O livro digital “Achados & Perdidos: imagens inéditas do Rio de Janeiro (1937-1945)” reúne um conjunto valioso de fotografias raras da cidade durante o período do Estado Novo. Fruto de uma extensa pesquisa, recuperação e digitalização de imagens deterioradas pelo tempo, a publicação revela registros inéditos realizados pela família Malta ao longo da gestão do prefeito Henrique Dodsworth, trazendo um panorama das transformações urbanas, culturais e sociais do Rio entre 1937 e 1945.
Nas páginas do livro, o leitor encontra imagens de diferentes regiões e marcos desse processo: reformas urbanas, a abertura da Avenida Presente Vargas e da Avenida Brasil, a expansão dos subúrbios, a urbanização da Pavuna e da Zona Sul, a finalização da Esplanada do Castelo, a inauguração do Jardim de Alah, entre outros recortes que ajudam a compreender como a cidade se redesenhou nesse período.
Financiado pelo Programa de Fomente à Cultura Carioca – Pró-CariocaLinguagens, via Edição PNAB – Política Nacional Aldir Blanc, o projeto reforça a importância da preservação e difusão do patrimônio histórico e iconográfico do Rio de Janeiro.
