Durante o período haverá uma programação de atividades focadas em promover a sensibilização sobre a conservação dos tubarões e raias
Desde o dia 08 de outubro o AquaRio ganhoi uma programação especial chamada “Sharktober” que vai apresentar uma série de atividades de conscientização sobre a prevenção da vida marinha, com foco em tubarões. O público que estiver no parque nesse período poderá participar das intervenções que acontecem diariamente no circuito de visitação.
Entre os meses de setembro a dezembro, em vários lugares do planeta, ocorrem grandes migrações de diversas espécies de tubarões, para reprodução e procura por alimento. Em razão desse deslocamento, há um aumento nos casos de capturas e mortes desses animais pelo fato de serem conhecidos como perigosos, quando na verdade apresentam pouco risco aos humanos.
A Sharktober do AquaRio vai esclarecer dúvidas e abordar curiosidades sobre esses gigantes das águas a fim de comprovar que, na maioria dos casos, são inofensivos e que, na verdade, quem está em risco são eles, com várias espécies ameaçadas de extinção. O evento acontece no mês das crianças com a finalidade de promover a sensibilização sobre a conservação dos tubarões e raias para toda a família, em especial para quem ainda está na infância e ainda tem muito a contribuir para o meio ambiente.
Assim que o visitante passa pela catraca, já inicia a imersão na Sharktober com uma área instagramável inspirada no tema. No circuito, há diversas salas com atividades educativas como os desafios de “caça aos selos”, “Onde mora o tubarão”, “De onde vêm os tubarões”, e “Trilhas do oceano”, que darão brindes para quem concluir os desafios com êxito. Haverá ainda um teatro de fantoches, contação de histórias e enriquecimentos ambientais temáticos para os animais dos aquários.
No final do circuito, os visitantes poderão ainda conhecer a exposição Oceano Sem Fronteiras, que promove uma experiência imersiva no fundo do mar, com o intuito de provocar reflexões sobre a necessidade de promover a conscientização global sobre as ameaças aos oceanos. A mostra apresenta a ciência e a educação como soluções para o uso sustentável dos recursos marinhos. Essa programação estará disponível até 11 de dezembro, tem um valor extra de R$10,00 para quem adquire o ingresso do AquaRio, ou R$18,00 para quem deseja apenas conhecer a exposição. Essa ativação é realizada pela Deeplab Project, em parceria com a Metaverse Agency, e produzida pela Dellarte Soluções Culturais.
No mês de outubro há um combo promocional que garante um desconto no pacote com ingressos para o AquaRio e para o BioParque do Rio, com o barquinho. Na compra deste combo o visitante ganha uma pelúcia exclusiva, uma pulseira Líder da Conservação e 10% de desconto nas fotos oficiais. O pacote pode ser adquirido pelo site oficial, ou nas bilheterias.
Confira a programação completa aqui