O Palhágico Marcos Vinícius é a primeira atração da quarta edição dos Encontros Culturais do Ecomuseu de Santa Cruz, projeto de arte-educação que há quatro anos leva atividades culturais e educacionais, gratuitas, para jovens e crianças do bairro e do entorno, na extrema Zona Oeste do Rio.
No dia 14 de outubro (quinta), às 16h, Marcos Vinícius, mais conhecido apenas como Palhágico, apresenta o espetáculo “A Mágica Literária” na Biblioteca Marginow, na Comunidade de Antares. No show, o artista cria, com ajuda do público, números de mágicas a partir de ensinamentos contidos em livros. Uma apresentação que mistura a arte do palhaço, mágica, literatura e muito bom humor. A produção é da Romano Produções, com curadoria de Gisele Lopes.
Em mais uma edição, o projeto Encontros Culturais do Ecomuseu de Santa Cruz reforça seu compromisso de oferecer programação cultural de qualidade aos moradores da região, incentivando a participação e o protagonismo de artistas locais. Entre outubro e dezembro, outras cinco atividades culturais estão programadas, duas por mês, todas gratuitas.
“Há poucos equipamentos culturais em Santa Cruz. Com os Encontros Culturais do Ecomuseu, queremos ver a arte, a cultura e o conhecimento circularem pela região”, explica Gisele Lopes, curadora do projeto. “O Ecomuseu do Quarteirão Cultural do Matadouro de Santa Cruz é um espaço de conhecimento. Por ser um dos territórios de ocupação mais antigos da cidade, o bairro de Santa Cruz possui um patrimônio histórico e cultural muito relevante. Realizar essa intervenção cultural no bairro é uma maneira de preservar e divulgar sua história e também de valorizar a comunidade e os artistas locais”, completa.
Ecomuseu do Quarteirão Cultural do Matadouro de Santa Cruz
É um Museu de Território que engloba todo o bairro de Santa Cruz, no extremo oeste da cidade do Rio de Janeiro, perfazendo uma área de 125 km². Este museu, criado em 1995 e inserido na estrutura da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, tem por missão primordial a preservação e valorização do patrimônio cultural e natural do bairro.
Programação
A segunda atividade desta temporada, em 29 de outubro (sexta), será um bate-papo online com o escritor Jessé Andarilho no canal do YouTube do Ecomuseu de Santa Cruz (@ecomuseusc). Idealizador da Biblioteca Marginow, espaço comunitário que criou em um posto policial desativado na Comunidade de Antares, em Santa Cruz, Andarilho falará sobre sua trajetória e desafios como escritor e agente cultural.
Em 5 de novembro, a ONG Criar e Transformar, em Paciência, receberá a escritora Angélica Paes para uma conversa e construção de brinquedos. Fechando a programação de novembro, no dia 19, o músico Eider Zen apresentará o pocket show “Da Baixada à Zona Oeste” no canal do Ecomuseu no YouTube, e falará, também, sobre sua trajetória artística, influenciada pelo reggae, MPB, RAP e suingue.
A programação de dezembro começa no dia 3, com a oficina de estandartes com a professora e artista Day Medeiros para alunos da Escola Municipal André Vidal de Negreiros, em Santa Cruz). Em 17 de dezembro, haverá um bate-papo online com a fotógrafa Mônica Parreira, cujo olhar está voltado para Santa Cruz.
Serviço:
Encontros Culturais do Ecomuseu de Santa Cruz
14 de outubro (quinta), às 16h
Show do Palhágico Marcos Vinicius
Local Biblioteca Marginow – Travessa Vinte e Quatro, 245 – Antares.
29 de outubro (sexta), às 16h
Bate-papo com o escritor Jessé Andarilho, idealizador da Biblioteca Marginow
Local: youtube.com/ecomuseusc
5 de novembro (sexta), às 10h
Bate-papo com a escritora Angélica Paes
Local ONG Criar e Transformar – Rua Pedro Jerônimo de Souza, 42 – Paciência.
19 de novembro (sexta), às 16h
Pocket show “Da Baixada a Zona Oeste” + bate-papo com o músico Eider Zen.
Local: youtube.com/ecomuseusc
3 de dezembro (sexta), às 10h
Oficina de estandartes com Day Medeiros
Local Escola Municipal André Vidal de Negreiros (Rua Felipe Cardoso 750, Santa Cruz)
17 de novembro (sexta), às 16h
Bate-papo com a fotógrafa Mônica Parreira
Local: youtube.com/ecomuseusc
Duração: 60 minutos. Classificação etária: livre
Mais informações: www.ecomuseusantacruz.com.br
Facebook: @ecomuseusc
Instagram: @ecomuseusantacruz
YouTube: @ecomuseusc