![]() |
Em 2014 moradores se mobilizaram para salvar a árvore que havia sido declarada imune ao corte. Deu resultado! Na imagem, o folder distribuído há quase um ano. |
A Urbe CaRioca tem um assacu famoso. Fica em Copacabana e quase morreu. Porém, o indivíduo arbóreo teve mais sorte do que as árvores da Freguesia, em Jacarepaguá, as da Marina da Glória, no Parque do Flamengo e as da Praça Nossa Senhora da Paz, estas centenárias, retiradas para dar lugar à Estação do Metrô da Linha 1, rebatizada de Linha 4 por conveniência e interesse dos gestores públicos, enquanto a Linha 4 virou Linha 5!
Esquecem de que Árvores Urbanas são Patrimônio da Cidade, como nos ensinou Ivete Farah!
No Parque do Flamengo, o querido “Aterro”, idealizado por Lota Macedo Soares e construído pelo Governador Carlos Lacerda as árvores foramao chão, cortadas no início de dezembro – mês de Festas, todos os cariocas ocupados com eventos de final de ano… Já se anunciava um calor excepcional no Rio de Janeiro, coroado no dia primeiro de 2015 com a sensação térmica de 50º C! Quase ninguém percebeu a ação, e o assunto foi à grande imprensa somente noinício de janeiro.
Na Copacabana da movimentada Rua Pompeu Loureiro os moradores se mobilizaram quando as motosserras chegaram, o corte da árvore foi interrompido, o pobre assacu, mesmo imune ao corte por decreto, ficou despido, porém vivo!
![]() |
Blog Salve o Assacu |
Em novembro último o blog Salve o Assacu divulgou o documento intitulado Auditoria Operacional –Arborização Urbana Pública: A Proteção ao Patrimônio Natural, solicitado pelo Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRJ), de maio/2014, que “trata de um diagnóstico profundo e abrangente de como é gerida a arborização da Cidade do Rio de Janeiro – Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural”.
Quanto à árvore salva, vai bem, obrigada! Parabéns aos moradores de Copacabana!
Urbe CaRioca
Parabéns Guerreiros! Eu daqui da Barra rezo por vocês. Prossigam na Fé, na Coragem, na Alegria com muita determinação!!! Louvo à Deus por vocês! Aqui na Barra não temos Árvores é muito triste ver e sentir isso. Mas eu não desisto. Quando posso eu planto. Sempre reclamo quando vejo agressões ao meio ambiente principalmente aos ao Verde e aos nossos animais.
Parabéns novamente!
Olá Guerreiros e protetores, parabens a todos, morei por uns 10 anos no 16 andar do Edificio 94, e sempre idolatrei ao ASSACU, forte e imponente, sempre nos tirou o AR de tão Belo e Grandioso. Fico Feliz que desta vez a sociedade e os moradores conseguiram ganhar essa batalha. VIVA o ASSACU !!!
Obrigada pelo comentário, Fala Sério. E parabéns pelas boas lutas!
Obs.: ajudei a salvar uma árvore próxima à esquina da rua Inhangá com N.Sa. de Copacabana. O prazer de fazer isso é único.
Uma bela vitória! A árvore é imponente e hoje continua lá graças aos que ajudaram a protegê-la.