CrôniCaRioca
O Empreendedor Leblonense
Curiosa cidade com seus tipos mais variados. O Leblon tem um camelô que me faz sorrir. Até aqui é o único e devo parar por aí. O sorriso vem por conta do que entendo como tino comercial, empreendedorismo ou esperteza da figura, no bom sentido. Está pelas calçadas há anos. Circula com seus produtos na mão. No verão, saídas de praia, chapéus, óculos de sol. No inverno, lenços para o pescoço, echarpes quentinhas. Se não faz calor nem frio, utilidades domésticas: cestos para roupas, porta-sapatos.
Mais incrível é a transformação rápida e eficiente. Em um dia quente, lá estava ele de manhã com os vestidinhos de praia multicoloridos. Poucas horas depois volto à rua e cai uma pancada de chuva grossa, refrescante, a chuva de verão que alivia a Urbe Carioca, e… Quem surge? Ele mesmo, carregado de guarda-chuvas pequenos, grandes, coloridos, alguns com imagens do Cristo Redentor.
Humm… Gostaria de ver a imagem do camelô de verdade… Este guarda-chuva é apenas ilustração, não vale para crônica urbana…