Em SETEMBRO o Cinema Leblon foi destombado. O ato do Prefeito – que descumpriu uma promessa de campanha ao modificar a Área de Proteção do Ambiente Cultural – APAC Leblon -, significa que o prédio pode ser demolido. Portanto, vencem o Sinduscom e a AMA Leblon – sem representatividade -, perdem o bairro, a cidade, a cultura e a memória urbana.
O antigo Quartel dos Barbonos – o QG da Polícia Militar, no Centro do Rio -, infelizmente, não deverá ser transformado em equipamento urbano para a cidade, cariocas e visitantes. Ao sítio histórico, um lugar-comum: UMA TORRE E UM PRÉDIO NO QUARTEL DOS BARBONOS.
O caso espantoso do Campo de Golfe construído em reserva ambiental foi objeto de vários posts: nesse mês aconteceu a audiência em juízo, como previsto. Prefeitura e demais citados não aceitaram a proposta do MPRJ. Vale reler a tradução do artigo de Elena Hodges (original no NEXT CITY) publicada no site RIO ON WATCH: O CAMPO DE GOLFE OLÍMPICO DO RIO ESMAGARÁ UMA PRECIOSA ÁREA ECOLÓGICA PROTEGIDA, bem como as respostas esclarecedoras da autora à Empresa Olímpica O GOLFE, O ARTIGO, A RÉPLICA E A TRÉPLICA que rebateram os argumentos da E.O., um a um, com precisão e elegância. Ambos os textos tiveram grande repercussão.
O guarda, finalmente, parou de apitar!
O guarda, finalmente, parou de apitar!
Agradecemos a Elena Hodges e a Miguel Gonzalez por disponibilizarem os textos de sua autoria, e ao fotógrafo Guilherme Maia pelo registro excelente do bairro do Rio Comprido.
Urbe CaRioca
NOTA: Para lembrar – Vamos salvar o Parque Ecológico Marapendi!
Já é a segunda proposta mais votada no seu grupo!
PARA VOTAR – PROPOSTA À PREFEITURA: PRESERVAR O PARQUE MUNICIPAL ECOLÓGICO DE MARAPENDI ÍNTEGRO
DEVASTAÇÃO Campo de Golfe sobre área de reserva ambiental – No canto direito, abaixo, o trecho mais importante da APA, a ser eliminado. |
SETEMBRO/2014