Passarela de Madureira: outra festa, outro Rio, de Hugo Costa

Crédito: Diário do Rio de Janeiro

Por Hugo Costa, geógrafo *

A passarela de Madureira é o lugar onde as festas mais tradicionais da Cidade e a sua repercussão no Rio de Janeiro acontecem de verdade. A atenção à segurança dos cariocas se mede por aqui.

Desde a década de 70 é possível ver que o dimensionamento da passarela para o fluxo de pessoas é incompatível, mas nada mudou neste último meio século de existência.

Quando no Dia das Crianças, o Aterro do Flamengo é fechado com ajuda da Guarda Municipal para as crianças estrearem seus patins e bicicletas no liso asfalto sob enormes passarelas, mas em Madureira, a passarela está lotada de cariocas comprando brinquedos.

Quando do Carnaval as vias do entorno da Apoteose estão fechadas para o desfile das escolas de Samba com apoio da Prefeitura que pinta e arruma o espaço da Sapucaí para ser seguro, em Madureira, a passarela está lotada de cariocas comprando fantasias.

Enquanto no Natal há uma organização pela Prefeitura para a festa da Árvore da Lagoa com evento musical muito bem ordenado para quê não ocorra acidentes, em Madureira, a passarela está lotada de cariocas comprando brinquedos.

 

 

Para o Ano Novo, muita organização para a segurança em Copacabana, mas em Madureira, a passarela está lotada de cariocas comprando roupas para o Ano Novo.

 

Com tudo isto, acredito que o maior evento do Rio de Janeiro não é Carnaval ou Réveillon, mas sim a Passarela de Madureira, mas esta meus amigos, não conta com a mesma organização dos outros eventos, pois está no CEP do Rio de Janeiro e não da Cidade Maravilhosa.

Com isto pergunto: a quem cabe a segurança, acessibilidade, manutenção e monitoramento a centenas de passarelas sobre as linhas férreas do município do Rio de Janeiro?

 

 

 

 

 

 

 

Comentários:

  1. Realmente a passarela de Madureira tem tudo isso e mais um pouco. Por ali atravessam cidadãos para o samba de Madureira, para o charme, para algumas casas de terreiro na Serrinha, para as Festas de Santos Católicos, temos alguns neste bairro. As compras do mês tb atravessam a passarela devido aos precinhos do Mercadao. Por ali passam o pão de cada dia dos camelôs, enfeites e outros materiais para festas de aniversário, de São Cosme e Damião e tem mais, pode contar que tem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *