Seven Wonders Of The World e a incomum restrição urbanística no Rio

O vídeo abaixo foi divulgado por Nikolas Nogueira na página Rio Antigo, do Facebook. Curiosidade.

Ao sobrevoar Copacabana, o narrador pergunta se o espectador ouviu falar sobre a restrição urbanística incomum no Rio de Janeiro: não se pode construir menos do que 12 andares. O gabarito máximo no bairro era de 12 andares, antes de inventados os famosos pavimentos “que não contam”. A conferir.

Urbe CaRioca

Acabei de descobrir e já se tornou um dos melhores videos do Rio antigo que já vi.

Se você se encantou com as cenas de City of Splendour (1936) e se surpreendeu com os rasantes de Roberto Carlos sobre a cidade em 1967, aposto que concordará.

Obs: o formato da imagem é diferente pois foi extraído do filme Seven Wonders Of The World (1956), exibido pelo sistema Cinerama.

Cinerama é registro de um processo cinematográfico de widescreen que trabalha com imagens projetadas simultaneamente por três projetores de 35 mm sincronizados para uma tela de proporções gigantescas e extremamente curva, com um arco de 146°. É também o nome da corporação que patenteou o processo. Foi o primeiro de uma série de processos introduzidos nos anos 1950, época da reação do Cinema ao avanço da Televisão. Sua denominação combina as palavras cinema e panorama, já que o objetivo do processo era dar ao amante do cinema uma “visão panorâmica” do que se passava na tela, fazendo com que o espectador se sentisse participante do processo. (wikipédia)

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=lZVo4pihMGA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *