UM CONTO INFANTIL SOBRE ALTURAS E PAISAGENS
Inspirada pelas idas e voltas de uma roda-gigante*que volta e meia volta a ameaçar a paisagem do Rio de Janeiro, a arquiteta e artista plástica presenteia este blog com uma breve narrativa que traz poesia e magia para cariocas e amantes da cidade, além de uma bela ilustração também de sua autoria.
Boa leitura.
Urbe CaRioca
Fonte: Carla Crocchi Fotos em Arte
|
A RODA GIGANTE E O PÉ DE FEIJÃO
UM CONTO INFANTIL SOBRE ALTURAS E PAISAGENS
Autoria de Carla Crocchi
ERA UMA VEZ UMA RODA GIGANTE . RODAVA, RODAVA E SÓ SABIA RODAR. MUITOS RODAVAM COM ELA ATÉ CANSAR. ENTÃO A POBRE RODA ERA OBRIGADA A MUDAR DE LUGAR ONDE MAIS PESSOAS GOSTASSEM DE RODAR.
O PROBLEMA É QUE TANTA GENTE FICAVA QUERENDO SABER POR QUAL MOTIVO A RODA FAZIA TANTA QUESTÃO DE FICAR RODANDO NO MESMO LUGAR. ATÉ QUE UM DIA PERCEBERAM QUE ERA PORQUE, LÁ DO ALTO, A PAISAGEM CONTEMPLADA ERA ADMIRADA. MAS APÓS A IMUTABILIDADE DA PAISAGEM NÃO HAVIA MAIS NOVIDADE PARA AVISTAR.
SEU DESTINO DE SEMPRE RODAR A FEZ CRESCER, CRESCER, PARA QUE NUNCA PARASSE DE RODAR E NOVAS PAISAGENS AVISTAR… AFINAL OS VERSOS DA RODA VIVA JÁ DIZIAM RODA MOINHO, RODA PIÃO E O TEMPO RODOU NUM INSTANTE…
UM DIA PERCEBERAM QUE A RODA GIGANTE HAVIA FICADO PEQUENA PARA A PAISAGEM PORQUE AS EDIFICAÇÕES TAMBÉM CRESCIAM JUNTO E NOVAMENTE NÃO HAVIA O QUE AVISTAR. POBRE RODA GIGANTE… LÁ IA ELA NOVAMENTE SE MUDAR.
NESTA ALTURA JÁ HAVIA CRESCIDO TANTO QUE COMEÇAVA A INCOMODAR E DESTOAR DAS MONTANHAS, DAS ÁRVORES E DE TUDO O MAIS.
ATÉ QUE UM DIA, PARA QUE A RODA NUNCA PARASSE DE RODAR DESPERTANDO O INTERESSE DO QUE AVISTAR FOI COLOCADA NUMA PAISAGEM RASTEIRA ONDE HAVIA POUCAS HABITAÇÕES.
MAS O QUE ELA NÃO CONTAVA É QUE ENTÃO UM GAROTINHO DE NOME JOÃO PASSOU TRISTE POR ELA E SOLUÇOU. A RODA QUE SÓ ENTENDIA DE RODAR NÃO CONSEGUIU ENTENDER O QUE HAVIA FEITO PARA O GAROTO SOLUÇAR.
ENTÃO APEQUENOU-SE E COMO SE ESTIVESSE COLOCANDO O GAROTO NO COLO COMEÇOU A RODAR E DE REPENTE JOÃO ACORDOU E FICOU SURPRESO E MARAVILHADO COM A PAISAGEM QUE VIA À SUA VOLTA. E A RODA ENTENDEU MESMO PORQUE SEU DESTINO ERA RODAR: TUDO HAVIA SIDO UM SONHO DO GAROTO JOÃO COM SEU PÉ DE FEIJÃO…
SUA TRISTEZA ERA PORQUE JOÃO NÃO CONSEGUIA FAZER COM QUE SEU PÉ DE FEIJÃO CRESCESSE TANTO COMO ELA.
ASSIM A RODA CONTINUOU RODANDO, RODANDO, PORQUE SEMPRE HAVERIA DE EXISTIR CRIANÇAS COMO O JOÃO A SONHAR COM SEU PÉ DE FEIJÃO.
Carla Crocchi
***
*Postagens sobre a proposta de instalar uma roda gigante na Enseada de Botafogo e no Parque do Flamengo
10/01/2014 – RODA-GIGANTE GIGANTE NA PRAIA DE BOTAFOGO
05/02/2014 – RODA-GIGANTE NA ENSEADA DE BOTAFOGO É VETADA
13/02/2014 – ONDE A RODA-GIGANTE DEVE SER INSTALADA?
20/05/2014 – A RODA-GIGANTE RODOU: BRAVO CONSELHO DE PATRIMÔNIO CULTURAL!
22/05/2014 – RODA-GIGANTE NA ZONA NORTE E ABAIXO-ASSINADO