Hoje a primeira postagem do blog Urbe CaRioca completa 3 anos: foi o artigo SOBRE FECHAR VARANDAS, originalmente publicado no Portal Vitruvius de Arquitetura e Urbanismo.
Desde então o ‘fechamento de varandas’ perante a legislação urbanística do Rio tem mudado. Se antes, pagava-se para legalizar o irregular, medida que estimulava construir sem licença, hoje, paga-se “adiantado”.
O Parque Ecológico Municipal de Marapendi foi mutilado e perdeu sua continuidade para abrigar o campo de golfe dito Olímpico, bem como a Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso, uma via parque importante para o sistema viário da Barra da Tijuca.
O Maracanã – nosso Gigante – não é mais o mesmo. Sua marquise de concreto, símbolo do Estádio e obra de Engenharia espetacular, foi demolida com o inexplicável ‘de acordo’ do IPHAN e sob o silêncio do governo municipal.
O Metrô adotou prioridades questionáveis: os governos preferiram descartar a Linha 4 original – Centro-Barra via Botafogo, Humaitá e Jardim Botânico -, e alongar a Linha 1 que, por sua vez, foi unida à Linha 2, uma decisão que fez o Metrô do Rio ficar superlotado e engarrafar! E a Linha 4 virou Linha 5!
A Zona Portuária está em processo de reforma urbana com vistas à sua revitalização, mas a ‘ilha da fantasia’ que receberá um VLT de primeiro mundo enfrenta a falta de interessados em construir as moradias que trariam vitalidade àquele espaço urbano ansioso por melhorias há décadas! Vistas só das futuras torres com 30 a 50 andares, que por enquanto abrigarão uso comercial e impactarão a paisagem urbana cercando morros históricos, fadados a ficarem escondidos como aconteceu com o Morro da Viúva…
Para tentar remediar, o Executivo e sua bancada no Legislativo liberaram a construção de quitinetes sem estacionamento. Dotar a região de Metrô dando-se início a uma rede verdadeira seria medida estruturante para toda a cidade, mas foi descartada, embora a região tenha sido escavada para a construção de modernos… túneis! Uma ironia: a Linha 5 verdadeira estaria nessa região… Linha 5 Original: Galeão – Carioca, mas nosso aeroporto ganhou um BRT e uma linda ponte estaiada só para ele…
Ao menos surgiu o Cais da Imperatriz!
Rio, 50 graus Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras – Marina da Glória, Parque do Flamengo. Foto: Valéria H. Goldfeld, 09/01/2015 |
A sociedade civil posicionou-se contrariamente à construção de um empreendimento comercial de grande porte no Parque do Flamengo / Marinada Glória, área pública e tombada. A Prefeitura recuou temporariamente, pressionada pela proximidade das eleições de 2012 e pela derrocada financeira do grupo do empresário Eike Batista, que capitaneava o projeto e deixou-nos como legado a carcaça do Hotel Glória e um prédio abandonado na Avenida Rui Barbosa, não obstante financiamento público e o perdão das dívidas do parceiro em um dos projetos, o clube rubro-negro. Para a Marina surgiu outra proposta que desperta igual polêmica: cariocas, mais uma vez, se mobilizaram.
O caso do inexplicável Campo de Golfe dito olímpico e até “odiado” é recordista de postagens e acessos. Para quem não conhece o assunto – em especial a mudança do Zoneamento Ambiental, a interrupção da reserva ambientale de uma Via Parque, entre outras aberrações – procurar pelos marcadores ou consultar a lista dos posts até dezembro/2014 em GOLFE – MUITAS FACES, UMA SÓ MOEDA. Publicaremos os textos de 2015 em breve. Para assunto tão grave, restou-nos um pouco de diversão… bem séria, diga-se!
Agradecemos pela receptividade a esses e outros assuntos analisados e comentados ao longo de três anos; o apoio e o incentivo de tantos familiares, amigos e colegas; aos que escreveram artigos para o Urbe CaRioca; aos que autorizaram a reprodução de textos originalmente publicados em outras mídias; aos que nos enviaram reportagens afins, fotografias, mapas, desenhos e sugestão de temas; ao Nima-Jur da PUC-Rio; a todos que têm divulgado o blog, comentado e compartilhado os textos; e à professora de mídias sociais Marilia Martins.
Em especial, agradecemos a todos os leitores que nos brindaram até hoje com 199 mil visualizações!
Muito obrigada!
Urbe CaRioca
Parabéns ao Urbe CaRioca por representar os cariocas indignados com esse processo mercantilista de deterioração do nosso patrimônio arquitetônico cultural e ambiental. Percebemos que a resistência popular esta enraizada nos diversos meios acadêmicos e sociais lutando contra a arrogante ganância do poder instituído através da compra de votos. Esperamos comemorar as publicações desse blog por muitos anos.