Importante análise do arqueólogo Cláudio Prado de Mello chama a atenção para a importância histórica da construção. A Prefeitura do Rio de Janeiro poderia se interessar em restaurar o prédio mediante convênio caso o imóvel seja Próprio Federal, ou esteja sob a tutela da Supervia. O terreno está sendo usado como estacionamento de veículos.
Urbe CaRioca
ESTAÇÃO IMPERIAL DE SÃO CRISTOVÃO – PATRIMÔNIO ABANDONADO
A valorização do Bairro Imperial de São Cristóvão é um daqueles SONHOS que os Preservacionistas alimentam a vida toda, mas que não conseguimos ver sair da mídia como apenas um factoide! Entra Prefeito e sai Prefeito, ouve-se falar de planos e promessas, mas, com o tempo, tudo é esquecido. Com isso, o Bairro que um dia foi o lugar mais chic e sofisticado de todo o Brasil continua esquecido e largado, em grande parte usado como canteiro de obras, seus terrenos e monumentos sendo literalmente preteridos.
Mas, a preocupação agora é com a antiga estação de São Cristóvão, que foi inaugurada em 1858. Como vemos nas fotos, a estação ferroviária que era de uso da Família Imperial e sobreviveu até os dias de hoje encontra-se imprensada entre avenidas movimentadas e as linhas férreas e metroviárias, como se ali não houvesse mais lugar para ela!
O prédio, que hoje se encontra parcialmente descaracterizado, ainda retém grande parte de sua arquitetura original. Cabe-nos clamar por atenção do poder público em busca de um olhar mais atento e misericordioso. A implantação de um estacionamento dentro de sua área é uma ideia totalmente DESASTROSA, e até criminosa. Esperamos que não prossiga.
Memória
Em 1858 foi inaugurado o primeiro trecho da Estrada de Ferro D. Pedro II, incluindo a Estação de São Cristóvão e, em 1870, foi implantada a empresa Rio de Janeiro Street Railway – posteriormente Cia. São Cristóvão -, responsável pelos bondes sobre trilhos.
Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (atual Japeri) e daí subiu através da Serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era alcançar o Rio São Francisco e dali continuar até Belém do Pará.
São Cristóvão e a Quinta da Boa Vista
Durante o Período Imperial (em especial o de D. Pedro II), foram realizadas obras significativas de infraestrutura no bairro, como novos aterros, arruamentos, loteamentos, saneamento, canalização de rios, além de ter recebido serviços de transportes, telegrafia, esgotamento sanitário, iluminação a gás, coleta de lixo e sistema de abastecimento de água, entre outros. Nessa ocasião, foram oferecidos benefícios fiscais para quem quisesse ocupar a região. O bairro tornou-se o mais aristocrático da cidade, atraindo comerciantes e fazendeiros, vindos não só devido aos incentivos e melhorias, mas também pela vizinhança com a Família Imperial.
Por sua vez, a Quinta da Boa Vista sofreu diversas reformas ao longo do tempo.
Pouco se conhece da antiga estrutura urbanística do bairro, que carece de estudos sistemáticos e profundos. Entre maio e agosto de 2013 nossa equipe* tentou fazer o resgate do material arqueológico do sítio da Leopoldina e houve avanços no conhecimento da área que pesquisamos desde os anos 1990, inclusive com a publicação do livro Arqueologia Urbana no Rio de Janeiro – Da Pré-História ao Rio Vitoriano, em 1997.
Claudio Prado de Mello
Em 19/09/2017
Fontes: Carlos Latuff; Jorge A. Ferreira Jr.; Newton Carneiro; Paulo Jacob; Revista da Semana, 1906; Dimmi Amora: Fora da Linha e Sem Rumo, O Globo, Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação; Mapas, acervo Ralph Mennucci Giesbrecht, Prado de Mello.
*Equipe do IPHARJ – Instituto de Pesquisa Histórica e Arqueológica do Rio de Janeiro
boa noite, estou estudando um plano de restauração deste local. Saberia me informar onde posso conseguir as plantas?
PSIU! POR FAVOR COLOQUE CRÉDITOS EM MINHAS LENTES, É DIFÍCIL FAZER FOTOS E VER QUE FORAM POSTADAS POR OUTRA PESSOA SEM COLOCAR OS CRÉDITOS! https://www.facebook.com/luizfelipe.lopesdias/media_set?set=a.566746486744640.1073741853.100002278828310&type=3&pnref=story