Flamengo, o Estádio: novo estágio

A intenção do Flamengo de construir o seu próprio estádio na região do Gasômetro, no Centro do Rio, volta a ser tema de debate dentro do clube. Embora distante do futuro estádio, a inauguração de novo museu na Gávea pode influenciar a existência de uma futura “Cidade do Flamengo”.

A região do Gasômetro, parte do projeto olímpico para a Região Portuária que seria destinada à construção de residências, segue como favorita. Ao mesmo tempo, a licitação do Maracanã nos planos do time rubro-negro.

Urbe CaRioca

 

Estádio do Flamengo vai sair? Pedro Paulo e Landim comentam andamento de projeto

Por Davi Ferreira – O Globo

04 de agosto de 2023 – Link original

Estádio do Maracanã iluminado para jogo do Flamengo — Foto: Marcelo Cortes

Declarações sobre um futuro estádio do Flamengo surgiram durante a inauguração do novo museu do clube, realizada na Gávea nesta sexta-feira. Presentes na cerimônia, o presidente rubro-negro, Rodolfo Landim, e o deputado federal Pedro Paulo (PSD) citaram que a existência de uma futura “Cidade do Flamengo” pode estar no radar, e que o novo espaço dedicado à história do clube terá um impacto como ponto turístico do Rio de Janeiro.

A região do Gasômetro, na Zona Norte da cidade, segue sendo vista como a favorita para a construção do futuro estádio rubro-negro. A logística envolvendo a área é apontada como facilitadora para a construção ser realizada, pois ela centraliza muitas formas de transporte.

— Eu me coloquei à disposição para que a gente inicie essa articulação junto com a Caixa Econômica e a Prefeitura do Rio, para que o projeto possa ficar de pé — afirmou Pedro Paulo. — O Flamengo virou uma usina de projetos, como a revitalização da Gávea e a licitação do Maracanã. Um estádio necessita de fôlego, de tempo, mas fico feliz em ver a diretoria do Flamengo com esse projeto sendo tocado.

O Terminal Gentileza está em construção e prestes a ser entregue na área próxima ao Gasômetro, e o Governo do Estado anunciou que pretende expandir a malha metroviária, com a promessa de obras sendo concluídas até 2045. Questionado se os projetos para a cidade e para o clube conversam entre si, Pedro Paulo apontou possibilidades reais.

— A área tem todo esse potencial, porque você consegue reunir todos esses modais. Já tem uma estação muito próxima, que é da Cidade Nova, e você pode “abrir um novo rabisco”. Acho que só facilita, e poucos lugares são tão cêntricos e reúnem tantas facilidades de deslocamento — acrescentou o deputado.

O Museu Flamengo faz parte de esforços visando ao turismo, e projeta-se que ele receberá cerca de 400 mil visitantes por ano. A nova atração será oficialmente aberta ao público neste sábado. A revitalização da área no entorno da sede, na Zona Sul, tem um caráter urbanístico e comercial, trabalhando para se alinhar com a cidade.

Revelando que o clube tem uma grande quantidade de projetos em andamento, Landim apontou que o andamento definitivo do estádio próprio também depende do Maracanã, com quem o Flamengo segue tendo uma relação próxima.

— Estamos aguardando a licitação do Maracanã. Ainda temos o termo de permissão provisória e existe a intenção do Governo de fazer uma licitação definitiva até o final do ano, da qual certamente nós iremos participar. E isso vai controlar o processo de decisão de uma eventual necessidade imediata, ou não, de buscarmos um novo estádio para o clube — comentou o presidente.

Leia também:

Estádio do Flamengo no Gasômetro: Reviravoltas

Estádio do Flamengo volta à berlinda

Flamengo, Fluminense, Botafogo … todo clube quer estádio !

A Caixa e o Flamengo, de Edison Musa

Clube Flamengo – Afinal, quer ambos: Arena e Estádio

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *