Salvar o Centro passa pela intensificação de atividades culturais. Uma rua inteira só de cervejarias é questionável. . Diversidade, para usar a palavra da moda, seria melhor, atrairia diversos públicos. Infelizmente não temos mais o Bar Luiz, os instrumentos musicais, os guarda-chuvas, as fantásticas lojas de ferramentas, os antigos e belíssimos cinemas, e os secos e molhados.
Bem, melhor cerveja do que nada. É bom a Comlurb ficar de prontidão para lavar a rua, caso as lojas não tenham banheiros suficientes para os fregueses.
Urbe CaRioca
Rua da Cerveja, no Centro do Rio, abrirá seu primeiro estabelecimento nesta quinta-feira
Por Altair Alves – Diário do Rio
Acontece nesta quinta-feira (26/09), a inauguração da primeira casa da Rua da Cerveja, projeto que vai revitalizar a Rua da Carioca, transformando prédios históricos do famoso endereço do Centro do Rio em um novo polo comercial, gastronômico e turístico da cidade. O primeiro passo será dado pela Cervejaria Vírus Bier, que ficará instalada em um casarão no número 26 da Rua da Carioca.
Produzindo um catálogo variado de Pilsen, Witbier, APA e IPA, a cervejaria Vírus chega com a proposta de unir a produção cervejeira a práticas sustentáveis, com opções no cardápio e rótulos próprios e especiais. A informação foi dada inicialmente pelo jornalista Ancelmo Gois.
Em março deste ano, a cervejaria Cotovelo já havia fechado o primeiro contrato para iniciar a construção do seu espaço, que ocupará os imóveis 15 e 17 da Rua da Carioca.
A Rua da Cerveja é uma das iniciativas mais aguardadas dentro do processo de revitalização do Centro do Rio (Reviver Centro). O complexo cervejeiro foi criado na esteira do Reviver Cultural, que, através da CCPAR, conseguiu contemplar mais de 80 projetos culturais com apoio financeiro da Prefeitura, para ocupar dezenas de imóveis na região da Praça XV até a Avenida Rio Branco.
O projeto pretende ainda investir na revitalização da Rua da Carioca, com obras de requalificação urbana, ampliação das calçadas e redução das faixas para veículos. A Rua da Cerveja também vai ganhar nova iluminação e mobiliário, como mesas, bancos e cadeiras.