Foto: Daphne Braga |
As imagens deste post acompanham denúncia sobre desmatamento em parte da reserva da Floresta da Tijuca, alto Uruguai, feita no último dia 06 de fevereiro via rede social Facebook.
Segundo a denúncia, no “lugar de várias espécies de pássaros inclusive tucanos, a motosserra trabalha apenas nos finais de semana para não ser flagrada” e a responsabilidade é da União Feminina Missionária Batista do Brasil.
Os 6.790 compartilhamentos suscitaram debates e alguns contatos junto aos órgãos públicos de fiscalização, aparentemente sem sucesso devido ao feriado do Carnaval.
Entre as sugestões:
· Ligar pelo 1746, o único q dá garantia de atender em menos de 48h;
· Denunciar à Patrulha Ambiental via telefone 1746; anotar o número do registro e aguardar a resposta; a denúncia pode ser feita também por e-mail; se após 48 h não houver resposta denunciar em rede social para a Rede Record; outra medida que tem dado o certo: telefonar para Rede Globo- RJTV, para Rede Record – Rio e enviar vídeos;
· Ligar para a Linha Verde do IBAMA;
· Avisar aos responsáveis pelo Parque Nacional da Tijuca.
Em 2014 o Prefeito do Rio manifestou-se a favor das ocupações irregulares da área do Horto (O Globo, 24/06), quando afirmou “Quem não quiser conviver com pessoas mais humildes na frente tem que se mudar para a Suíça” segundo aquela notícia. A polêmica, entretanto, desapareceu das páginas jornalísticas.
Como existe um convênio de gestão compartilhada do Parque Nacional da Tijuca entre os governos federal, estadual e municipal cabe o pronunciamento de autoridades competentes das três esferas governamentais, ou, caso silenciem, o jornalismo investigativo poderá pesquisar sobre eventual licença para desmatamento.
Urbe CaRioca
NOTA – Posts anteriores neste blog sobre as ocupações irregulares no Jardim Botânico:
10/04/2013 – PATRIMÔNIO DO RIO: DECISÕES ALÉM DA COMPETÊNCIA
08/05/2013 – JARDIM BOTÂNICO: O IPHAN, O MINISTÉRIO, O TCU e A JUSTIÇA
11/09/2013 – NOTÍCIAS – 11/09/2013: Jardim Botânico, Paineiras, Guaratiba, e Jogos Olímpicos
30/05/2014 – JARDIM BOTÂNICO, OCUPAÇÕES IRREGULARES e REPERCUSSÃO NA IMPRENSA
Foto: Daphne Braga |
Foto: Daphne Braga |
Foto: Daphne Braga |
Aqui, em Botafogo, na rua Ministro Raul Fernandes, já estão desmatando o bosque, onde já foram avistados tucanos e várias outras espécies de pássaros!
A coisa ficou feia mesmo, agora!
O que podemos fazer, para parar com toda essa tragédia?
No meu romance “A Casa dos Deuses – Os Guardiães” este se passa na metade do sec XIX num ambiente onde a floresta da Tijuca foi Desmatada para o plantio do café. Seu resurgimento se deu depois de muita luta pelos defensores da natureza e concretizado a muitas mãos de africanos sexagenários. Destruí,-la novamente e apagar a sua história.
Tem várias denúncias do desmatamento na encosta e beirando as margens do canal da Barra, margem oposta do Shopping Conviva, há mais de um ano!! E só faz crescer…já tem "prédios construídos irregularmente!!!