Rio, 50 graus Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras – Marina da Glória, Parque do Flamengo. Foto: Valéria H. Goldfeld, 09/01/2015 |
Em 2013 os leitores deste blog acompanharam as tentativas para construir um empreendimento comercial com Centro de Convenções, restaurantes e shopping na Marina da Glória, obra incompatível com o local que é bem cultural tombado e área pública e, ainda, por óbvio, Lugar de Barco. A proposta não se concretizou: houve intensa mobilização da sociedade civil contra o projeto que não obedecia aos critérios de proteção do Parque do Flamengo nem ao projeto original que prevê ocupação restrita e específica.
Recentemente um novo projeto foi aprovado preliminarmente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, e muitas árvores foram cortadas no local onde se pretende criar uma área de estacionamento. O projeto não veio a público, embora tenha sido divulgado nas mídias sociais.
Amanhã haverá uma manifestação para pedir o embargo das obras, em favor da preservação do Parque do Flamengo.
Enquanto isso, a Federação das Associações de Moradores do Rio, FAM-Rio, já enviou carta ao IPHAN solicitando informações – sem obter resposta – bem como um requerimento ao Ministério Público Federal solicitando o embargo da obra e, hoje, enviou novo expediente ao Conselho daquele Instituto em que pediu esclarecimentos quanto ao corte das árvores. Conforme esclarece o site de Sonia Rabello,
“A FAM-RIO hoje acompanha todos os processos administrativos e judiciais que envolvem o Parque do Flamengo, desde a Ação Judicial proposta pela EBTE contra o IPHAN, e que foi objeto de sentença de 2º grau a favor do IPHAN, ratificando a posição do seu Conselho Consultivo de que a área do Parque, inclusive a Marina da Glória é non edificandi, já que o projeto original do Parque é o objeto do tombamento”.
Abaixo, os convites para a manifestação de amanhã e várias imagens do local.
Urbe CaRioca
Convites divulgados nas redes sociais
Início das obras em dezembro/2014
Fotos abaixo: crédito – Sérgio de Garcia
Foto abaixo: crédito – site Sonia Rabello